Skip to main content

Pensando em compartilhar conteúdo técnico fruto de estudos e experiências em diversos projetos do setor do turismo, criamos o Turismo Spot, cuja gestão hoje é da Turismo 360 Consultoria. A idealização do vem de duas líderes da empresa, as amigas Marcela Pimenta e Isabela Sette.

O portal foi criado para contribuir com o fortalecimento da atividade turística no Brasil a partir do compartilhamento de matérias, dicas para gestores e empresários do setor, histórias, boas práticas no Brasil e no mundo, opiniões de especialistas e materiais para download. E é isso que tem acontecido!

O Turismo Spot está em constante desenvolvimento. Desde o nascimento da iniciativa em 2019, tem o propósito de ser um portal de conhecimento sobre turismo e no último ano, 2023, teve mais de 12 mil acessos segundo relatórios do Google Analytics. 

A criação dos conteúdos do Turismo Spot é fruto da vontade e dedicação de pessoas que acreditam que a troca de informações é fundamental para a evolução do segmento no Brasil. Por isso mesmo, o espaço tem se tornado, cada vez mais, um hub de informação, conteúdos e conhecimentos técnicos que envolvem a atividade turística em suas mais diversas características.

Estudos e pesquisas inéditas para o turismo

O principal objetivo do Turismo Spot sempre foi partilhar a experiência dos profissionais do setor através da publicação de conteúdos enriquecedores e pesquisas com pouca cobertura em outros portais do setor.

Uma delas, liderada em parceria do Turismo Spot com a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e o Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social da Universidade de São Paulo (CETES), foi o Mapeamento da Gestão Pública do Turismo no Brasil (Mapetur), que visou mapear o perfil da gestão pública do turismo nos municípios brasileiros.

O levantamento, voltado para os gestores de destinos turísticos, consolidou informações importantes para o planejamento e a gestão do setor, responsável por 5% dos empregos formais gerados no Brasil em 2021.

Das 27 unidades federativas, 24 responderam a pesquisa, envolvendo 167 regiões turísticas e 346 municípios. O resultado do estado do Mato Grosso do Sul já foi divulgado e dos outros estados serão divulgados ao longo do ano. 

Outra pesquisa, dessa vez inédita, que ainda está em processo de desenvolvimento, é o estudo do Investimento Social Privado e Turismo. A realização tem sido executada em parceria entre as empresas Raízes Desenvolvimento Sustentável e Turismo 360 Consultoria, Universidade de Brasília (UNB) por meio do LETS – Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade, com o apoio da Fundação Grupo Boticário, da ponteAponte, do Instituto Bancorbrás, e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

O principal objetivo é entender qual é a relação entre o investimento social privado (ISP) e o turismo no Brasil atualmente, além de saber como as empresas contribuem para o desenvolvimento do setor e todo o impacto associado a ele.

Os pontos abordados neste estudo tem sido: 

  • A importância do ISP para a organização;
  • Projetos e iniciativas de ISP ligados ao turismo;
  • Resultados do ISP nos últimos anos;
  • Motivações empresariais para realizar investimento;
  • Origem dos recursos;
  • Critérios de escolha de iniciativas a serem apoiadas;
  • Avaliação sobre os resultados do ISP;
  • Boas práticas no turismo e áreas associadas a ele.

O resultado será apresentado em breve no Turismo Spot. 

O nosso fazer é coletivo

O caráter colaborativo da Turismo Spot está cada vez mais aberto ao fazer coletivo. No último ano, tivemos o prazer de ter três novos convidados que nos presentearam com conteúdos riquíssimos em informação. 

Eduardo Franco é biólogo, guia de turismo e possui especialização em comportamento animal e um MBA em administração de projetos ambientais. Passou boa parte da sua vida dedicado ao estudo de fauna em vida livre e em cativeiro e desde 2015 estrutura e opera roteiros de turismo de observação e fotografia de vida silvestre para brasileiros e estrangeiros. 

Eduardo colaborou com o artigo “O Brasil pode ser uma potência mundial em observação de aves?” para o Turismo Spot, onde fala da importância do birding e birdwatching e as oportunidades que a área tem dentro do setor de turismo brasileiro.

David Bouças é professor universitário da Universidade Federal do Maranhão, pesquisador e consultor nas áreas da Estratégia, Sustentabilidade e Turismo, possui doutorado em Administração (UnB) com bolsa internacional na Universitat Jaume I (Espanha), mestrado em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).

Colaborou com o artigo “A mão invisível da cooperação empresarial no turismo” onde David evidenciou que o esforço coletivo e cooperado para construir uma oferta turística é peça-chave para que a localidade se torne objeto de desejo por parte dos viajantes.

Nosso último colaborador, mas não menos importante, foi Afonso Maximino Krücken Martin, turismólogo pela PUC-SP com passagem profissional na iniciativa privada, administração pública, e no terceiro setor. 

A colaboração de Afonso para a Turismo Spot foi o artigo “Turismo LGBTI+: a simpatia como impacto econômico”. No texto, ele fala sobre a importância da simpatia e da qualidade de atendimento não apenas como base para uma experiência turística positiva,mas também como catalisadores econômicos estratégicos e potencializadores de bem-estar social.

2023 foi um bom ano para o Turismo Spot, mas queremos muito mais para 2024!