Skip to main content

Para começar vamos falar sobre como implementar um Plano de Visitação Turística, mas esse texto não é exatamente um manual do que fazer. Em vez disso, traz um case sobre como temos executado o Plano de Visitação Turística do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia, desde 2022.

Foi a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), atual Eletrobras, que nos confiou essa demanda lá em 2022, quando demos início à construção do Plano de Visitação Turística de forma colaborativa com a prefeitura de Paulo Afonso, o COMTUR e algumas lideranças locais. A proposta inicial do projeto era estudar e entender quais são os atrativos prontos e mais adequados para a abertura turística. A partir daí, traçamos um planejamento de ações para compreender o que precisava ser feito para desenvolver, de forma responsável, o turismo na região.

Já em 2023, entramos com a fase 1, de execução das ações, que irão até novembro deste ano e envolve muitas atividades práticas. E é sobre o que já aconteceu e o que está por vir que vamos falar aqui hoje. Vem com a gente?

Cartilha de Orientação para o Guia de Turismo

A cidade de Paulo Afonso se desenvolveu a partir da construção da usina, então a geração de energia está muito enraizada na história local. Tamanha importância mereceu essa reestruturação da visitação da usina. E por conta disso, criamos uma Cartilha de Orientação para o Guia de Turismo, na qual consta um redesenho do storytelling dos pontos de parada dentro do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.

Foram sugeridos por nós vários conteúdos – desde dicas gerais, aos pontos de parada e roteiros de visitação, a assuntos a serem abordados com os visitantes, normas de acesso, regras de comportamento na área industrial etc. – e estratégias que os guias poderiam explorar considerando as características locais. Tudo validado e cocriado com a participação dos guias.

Para concluir essa ação, foi realizado  um curso de nivelamento do conteúdo técnico, tendo como base a cartilha. O material será impresso e entregue aos guias nos próximos dias.

Experiência cultural 

Outra entrega é a criação de uma experiência cultural envolvendo a Ilha do Urubu, que é um dos pontos de parada dentro da usina. O local tem a famosa cachoeira de Paulo Afonso, uma paisagem sensacional, inserida dentro do contexto da Caatinga. 

Para tornar a imersão ainda melhor, conseguimos estabelecer uma parceria com um produtor cultural local e, a partir daí, ele desenvolveu uma narrativa envolvendo música, dentro do contexto totalmente regional, com a performance de um artista cultural da terra, trazendo informações sobre a importância da geração da energia para o desenvolvimento da cidade. 

O objetivo de criar essa experiência é fortalecer o protagonismo local, diversificar a oferta turística de Paulo Afonso bem como agregar valor como produto diferenciado. Além de identificar e desenvolver essa experiência, vamos criar um material promocional e implementar um piloto para avaliar possíveis ajustes.

“Para isso ganhar uma frequência mensal dentro do portfólio turístico da cidade, faremos toda uma aproximação turística da região, com a rede hoteleira etc., para que isso seja amplamente divulgado”, explica Jannyne Barbosa, líder de projetos da Turismo 360 que tem coordenado a iniciativa. 

Site promocional da cidade de Paulo Afonso

Temos desenhado ainda um site promocional de toda a cidade de Paulo Afonso, que passa também pelo Complexo. A plataforma dá um foco maior na usina, mas contempla todo o portfólio das ofertas turísticas da cidade, que atualizamos uma a uma, de maneira bem visual e moderna. 

E por falar no universo digital, temos implementado um sistema para digitalizar a visitação, inscrevendo os guias de turismo da cidade (pois a presença desses profissionais é obrigatória para a visitação) e criando mais uma ferramenta de divulgação para o público final. Com isso, além de facilitar para o turista consumir essa experiência de diversas formas  (carro, de micro-ônibus, van etc.), é possível dividir oportunidades de renda entre os guias por um sistema de rodízio.

Toda essa estruturação, que está em andamento, foi amplamente participativa: construída com a associação dos guias que existe em Paulo Afonso e com a validação coletiva.

Press trip com influenciadores digitais

Também idealizamos para acontecer em breve a realização de press trips com influenciadores da região para poder fortalecer a experiência cultural, para que eles sejam divulgadores não só da experiência cultural, mas com a oferta turística da cidade. Além disso, para concluir o projeto, vamos elaborar um material promocional do destino que será amplamente distribuído.

Você pode acompanhar mais sobre o andamento das ações pelas nossas mídias sociais, tanto pelo LinkedIn quanto pelo Instagram. Esperamos que compartilhar as nossas ações para esse projeto tenha trazido luz sobre como implementar um Plano de Visitação e um pouco mais sobre as etapas da nossa metodologia.