Skip to main content

Quanto você usa a tecnologia no seu negócio? Por aqui, muito! E temos passado por um processo intenso de transformação digital – que acontece quando uma organização aproveita as novas tecnologias para redefinir as relações com seus clientes, funcionários e parceiros. De acordo com o Google, ela abrange tudo, desde a modernização de aplicativos e a criação de novos modelos corporativos até a criação de novos produtos e serviços para clientes.

A Turismo 360 Consultoria entende a importância da transformação digital nos dias atuais e, por isso, temos investido para melhorar a nossa atuação. Esse investimento se intensificou principalmente durante este ano de 2023, com a contratação de um profissional especializado para nos auxiliar melhor nesse caminho.

“Não existe outra alternativa que não aderir à transformação digital e à cultura ágil. Um negócio tem de ser ágil porque as mudanças acontecem muito rápido hoje em dia: mudanças culturais, tecnológicas, mudanças de processos de trabalho. Tudo acontece rápido demais e só a cultura ágil consegue trabalhar nesse cenário, principalmente quando falamos de empresas cujo produto é intangível, é conhecimento – essas têm que aderir a cultura ágil para fazer as coisas funcionarem”, evidencia Bruno Peixoto, consultor cientista da computação que tem nos auxiliado nesta implementação.

O que já mudou por aqui

Mesmo antes do processo efetivo de transformação, a Turismo 360 Consultoria já tinha uma cultura digital, pois toda a empresa funciona de maneira remota. O que mudou foi que resolvemos implantar tecnologia para ter mais controle dos projetos, passando por fornecedores e beneficiando clientes, por meio de gráficos, planilhas e dashboards mais automáticos. Com esse pequeno passo já conseguimos enxergar uma agilidade nos processos! 

“Nosso planejamento estratégico está todo no sistema para conseguirmos fazer atualizações em tempo real e de qualquer lugar. O cadastro de clientes e fornecedores e prestadores de serviços também foram para dentro da plataforma. A transformação digital contribui ainda para o gerenciamento de pessoas. A ideia para o próximo ano é conseguir entender, por meio da tecnologia, a carga de trabalho das pessoas, produtividade, agilidade, entrega e satisfação do cliente, tudo isso de uma maneira mais clara e eficiente”, conta Marcela, nossa líder de estratégia.


Inovação para fornecedores e clientes

Dados e painéis foram utilizados no nosso encontro anual e nos mostrou uma praticidade que não víamos antes, na forma “tradicional” de realizar as tarefas diárias. E isso tem se estendido também aos fornecedores. Barbara Ataide, jornalista e fundadora da Agência Lunga, que contribui com a nossa comunicação, contou um pouco sobre as melhorias que notou por ora: 

“Desde que passamos a usar um sistema de gestão, as nossas reuniões têm sido bem mais efetivas e até durado menos tempo, como no caso dos encontros sobre planejamento mensal de conteúdo e de estratégia de comunicação. Logo, podemos aproveitar o tempo de uma maneira mais estratégica, com um olhar para o futuro.”

Bruno afirma que os próximos passos são continuar esse amadurecimento do uso da plataforma, dos fluxos de trabalho e de projetos. O mais importante deles acontece ainda em 2024: colocar alguns dos serviços de consultoria da empresa dentro da plataforma de gestão. A Turismo 360 tem modelos de atuação que serão reestruturados de maneira otimizada, estendendo a inovação e praticidade também aos nossos clientes. 

A transformação digital vai além da tecnologia, trata-se também de estratégia. Sabemos que é só o começo de uma incrível e constante jornada!