Turismo é muito mais do que o ato de viajar. Assim, foi com o propósito de compartilhar os principais conceitos do setor com crianças que idealizamos o Programa Turismo na Escola. Para além de uma maneira de compartilhar conhecimento, o Turismo na Escola é uma importante ferramenta de sensibilização, por trabalhar de maneira lúdica, e uma oportunidade para que os pequenos vejam o ramo como fonte de renda e possível profissão no futuro.
O turismo, para algumas crianças, geralmente aparece nas escolas durante as viagens de classe. Seja conhecendo um destino novo, ou reconhecendo lugares da própria cidade, as viagens são utilizadas para que os alunos tenham contato com algo relacionado à matéria aprendida, por exemplo algum fato histórico. Ou também para celebrar o encerramento de ciclos, como nas formaturas.
Mas, ainda são poucas as escolas que se dedicam a ofertar o estudo do turismo, discutir conceitos, propor reflexões e despertar os alunos para as diferentes possibilidades profissionais.
Mas afinal, o que é?
O Programa Turismo na Escola, desenvolvido pela Turismo 360 Consultoria, tem como entrega final um concurso cultural direcionado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade média de 10 anos. Acreditamos que nesta faixa etária elas têm maturidade o suficiente para absorver as informações e se engajarem – o que poderia ter menos aderência entre adolescentes.
Trata-se de uma competição entre as melhores fotos e frases relacionadas a determinado destino. O mais interessante que temos vivenciado com a proposta é que traz o olhar do aluno a respeito daquele local – que pode ser diferente do que é tradicionalmente considerado um ponto turístico. O jovem pode fotografar a árvore de uma praça, por exemplo, pois ela tem algum valor para ele, um sentimento, e isso também gera insights para compreendermos ainda mais o território em que temos atuado e a relação dele com as pessoas que ali vivem.
Mas o Programa começa antes disso.
Antes de saírem às ruas para fotografar, os alunos recebem palestras (presenciais ou gravadas) sobre turismo. Neste conteúdo, buscamos trazer os principais conceitos e definições base como “o que é turístico”, “o que é destino” etc. Com isso, eles podem compreender melhor a importância do setor, como ele se relaciona com diversas áreas de atuação e, inclusive, enxergarem como possível trabalho futuro.
Sempre buscamos atuar de uma maneira muito participativa em um território, então a definição de quais escolas contempladas a é feita em parceria com as Secretarias de Turismo e de Educação, que também podem ser as contratantes do projeto. Depois disso, dialogamos com os diretores ou coordenadores, definimos a quantidade de turmas, explicamos a metodologia etc.
Como funcionam as etapas e o regulamento
Com as palestras, abrimos as inscrições para os pequenos que desejam participar enviando uma foto com frase relacionada a ela, ambas autorais. Criamos um email para receber esses materiais dentro do prazo e cumprindo os regulamentos, que determinam: não pode haver plágio; a frase precisa ser original da criança e condizente com a sua idade; no caso de ter pessoas na imagem, que tenham autorizado o uso; entre outras instruções. Também compartilhamos dicas úteis de como a fotografia pode chamar mais atenção e explicamos os critérios de avaliação.
A comissão julgadora pode ser formada por profissionais da nossa equipe, da escola, dos órgãos públicos da região ligados ao setor, contratantes e convidados. O número de finalistas é definido caso a caso, mas depois dessa primeira etapa, abrimos as fotos e frases para a votação popular, que acontece por meio de um formulário online por onde é possível votar em cada imagem ilimitadas vezes.
As etapas podem ser personalizadas de acordo com cada território. Mas, até então, temos trabalhado com premiações do 1º ao 3º lugar, sendo as recompensas condizentes com os interesses dessa faixa etária que participa do Programa.. O anúncio é feito em um grande evento no qual se reúnem todos os finalistas, recebendo ainda um certificado de participação.
O que já fizemos
A primeira aplicação do método Turismo na Escola foi no município mineiro Vazante, em 2021, como parte do projeto Desfrute Vazante. Já em 2022, aplicamos a ação unindo três cidades do Rio Grande do Norte – Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso. Foram mais de 40 mil votos populares durante a divulgação da campanha!
Agora em 2023, iremos replicar o método Três Marias e no distrito do Beira Rio, também em Minas Gerais.
Acreditamos no Turismo na Escola como forma de integrar a atividade com a comunidade, tanto em destinos turísticos já formados quanto para os em formação, uma vez que fortalece o entendimento sobre os benefícios e desafios do setor.
Por fim, esperamos ainda premiar muitos jovens, dar visibilidade e contribuir com o desenvolvimento do turismo Brasil afora!
FOTO: imagem vencedora de Maria Kyara, de Vazante/MG.