Desfrute Vazante – Desenvolvimento do Turismo em Vazante/MG
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2019-2022
Contextualização
Vazante está localizada no noroeste mineiro, há cerca de 500 km da capital Belo Horizonte. Em função da produção de minérios, a cidade ficou conhecida nacionalmente como a “Capital do Zinco”, o que gerou alta empregabilidade e fonte de renda. Apesar da pujança econômica advinda da mineração, a cidade vem buscando atividades alternativas para o seu desenvolvimento, entre as quais se destaca o turismo.
Trata-se de um setor que pode contribuir economicamente com um destino, ainda que em menor escala, gerando empregos, movimentando receitas e colaborando com a conservação dos recursos naturais e culturais locais. A distribuição mais justa e equilibrada dos benefícios da atividade turística está intimamente ligada a um processo de planejamento que busque compatibilizar os diferentes interesses e impactos rumo a um desenvolvimento turístico respeitoso e sustentável.
Nesse contexto, a Nexa Resources, uma das empresas investidas do Grupo Votorantim que possui uma unidade mineradora de zinco no local, vem apoiando o município na sua estruturação para o turismo. Com o apoio do Instituto Votorantim, que atua no direcionamento dos investimentos relacionados a responsabilidade social das empresas do Grupo Votorantim, firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vazante para elaboração do Plano Diretor de Turismo. O projeto enquadra-se no Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), que envolve a assistência às prefeituras municipais em áreas como modernização da gestão pública e ordenamento territorial.
A Turismo 360 foi a empresa parceria na condução do trabalho, juntamente com a Prefeitura local. A elaboração do Plano Diretor de Turismo teve como premissas o envolvimento ativo da comunidade e o desenvolvimento sustentável do turismo, estimulando a apropriação do processo de desenvolvimento pelos atores locais, para que eles sejam os verdadeiros protagonistas. Além do Plano, a empresa apoiou também a elaboração de uma lei da política municipal de turismo, que define as diretrizes e as atribuições do poder executivo municipal frente ao desenvolvimento do setor. Tal Lei – aprovada em outubro de 2019, assim como o Plano, é um dos pré-requisitos para habilitação do município no ICMS Turístico, nos termos da Lei no 18.030 de 2009.
Sabe-se, contudo, que o processo de planejamento não se encerra com a elaboração do plano e sua conclusão marca o início de uma outra etapa, bastante dinâmica: a sua implementação. Trabalhar para implementação das ações de um plano é sempre um desafio, uma vez que há uma série de dificuldades no encaminhamento das ações planejadas.
Após a paralisação em 2020, em função da pandemia do COVID-19, o projeto foi retomado em 2021 com o desafio de apoiar a implementação de algumas ações previstas no Plano de Diretor de Turismo 2020-2025. E, em 2022, foi dada a continuidade no denominado Projeto Desfrute Vazante.
Ações realizadas
- Plano diretor de turismo – 2019;
- Criação participativa da marca turística do destino;
- Elaboração de material promocional digital do destino;
- Elaboração do conteúdo e layout do folder turístico;
- Assistência técnica no desenho de experiências turísticas e produção de catalógo comercial;
- Programa Turismo na escola. Para assistir os vídeos, clique aqui!
- Assistência técnica para o fortalecimento do COMTUR;
- Recomendações para o ICMS Turismo -2022
- Apoio à Associação ADVAZ – 2022
- Repasse do Programa Turismo nas Escolas -2022
- Tours internos como ferramenta de apoio à comercialização das experiências turistícas-2022
- Programa de Integração dos Empresários e Selo do Turismo de Vazante- 2022
- Elaboração de quatro vídeos promocionais como ferramenta de promoção do destino-2022:
Publicações
FOLDER PROMOCIONAL DO DESTINO
Jair Galvão, Mauro Coutinho e Anderson Batista
MATERIAL PROMOCIONAL EXPERIÊNCIAS
Jair Galvão, Mauro Coutinho e Raquel Muller
MATERIAL PROMOCIONAL DO DESTINO
Jair Galvão, Mauro Coutinho e Anderson Batista