Planos de Turismo

Um dos passos mais importantes no processo de desenvolvimento turístico de determinado território é o planejamento. Sendo o turismo um setor complexo e multidisciplinar, o processo de construção participativa do plano promove diálogos e, ainda que haja interesses diversos, promove um pacto coletivo fundamental para o direcionamento da atividade.

É durante a construção do plano de turismo que, a partir de um olhar técnico para o território somado à visão dos diferentes atores ligados ao setor, se estabelece a estratégia de futuro e um conjunto integrado de ações que mirem o desenvolvimento de um turismo responsável sustentável, tendo a comunidade e os atores locais como protagonistas.

 

Carregamos no nosso DNA o método participativo na construção de planos de turismo, que podem ter diferentes formatos, porém sua construção considera, na maioria dos casos, as seguintes etapas:

 

Diagnóstico do destino:

  • Análise da oferta turística - identificação de atrativos, equipamentos, produções locais, saberes e aspectos da cultura e natureza, além da avaliação da estrutura existente para uso turístico ou para apoio à atividade
  • Análise da demanda turística atual - realização de pesquisa ou análise e de dados secundários (como registros de hóspedes ou dados de telefonia celular, por exemplo) para compreender o perfil e o comportamento de turistas que visitam o destino
  • Estudo da demanda potencial - realização de pesquisa para compreender o perfil do turista desejado, a fim de se estabelecer estratégias mais assertivas de desenvolvimento e promoção. Existem metodologias específicas para esses estudos que podem ser adaptadas à realidade do destino.

Prognóstico:

    • Construção de estratégias para o desenvolvimento turístico - identificação das principais forças competitivas e desafios do destino e indicação de estratégias para o desenvolvimento da atividade. Pautada na construção técnico-participativa, essa etapa envolve o oficinas com atores chaves do turismo local na validação e aprimoramento das estratégias para o desenvolvimento do destino;
    • Detalhamento dos projetos e ações - indicação de projetos e ações alinhados às estratégias. Nessa etapa, são conduzidas oficinas participativas em que atores locais podem sugerir ações que consideram relevantes para o turismo no território (a serem avaliadas tecnicamente pela equipe de consultores). O detalhamento dos projetos podem envolver a descrição, grau de prioridade, o prazo de execução e responsáveis, assim como possíveis parcerias para sua viabilização;
    • Desenho dos indicadores - estabelecimento da linha de base do turismo no destino e indicação de métricas que auxiliem o monitoramento e avaliação do plano.Elaboração do documento final do Plano:

Elaboração do documento final do plano:

A versão completa de um plano de turismo é um documento robusto, com muitos dados, estudos e análises. Por isso, a Turismo 360 tem como prática propor a entrega de uma versão resumida em linguagem mais simples, visual e acessível. O intuito é facilitar a utilização do plano no dia a dia da gestão e a sua apropriação pelos atores ligados ao turismo no território.

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo

ENTRE EM CONTATO