Skip to main content

O Programa Voluntário de Apoio ao Turismo surgiu em 2020, durante o pico da pandemia da COVID 19. A iniciativa foi idealizada pela Teçá Impacto, com o objetivo de apoiar e reestruturar os pequenos empreendedores e empreendedoras da cadeia de turismo nacional. A Turismo 360 Consultoria foi convidada para implementar o método na cadeia de turismo – o que nos orgulhou muito. 

O principal foco das ações foi fortalecer pequenos negócios de várias regiões do Brasil, para redirecionar seus empreendimentos aos novos modelos de mercados transformados em tempos de crise. Tudo isso feito com uma metodologia de escuta que consistiu em: 

  • Apresentação inicial e acolhimento 
  • Mapeamento das dores e contexto desafiador 
  • Análise das finanças 
  • Orientação sobre ativos 
  • Insights de remodelagem 
  • Feedback 

As assessorias do Programa Voluntário de Apoio ao Turismo realizadas nos anos de 2020 e 2021 foram de imenso valor para fortalecer a jornada dessas pequenas empresas. Os frutos colhidos contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa, coletiva e democrática.  

Os momentos mais críticos de pandemia foram os períodos em que o Programa foi especialmente efetivo – trazendo orientações, acolhendo e direcionando caminhos de readequação para as empresas. Com uma compreensão melhor dos cenários por parte dos empreendimentos e em uma situação mais ajustada em relação à realidade atual, entendemos que o projeto cumpriu seu papel com sucesso. 

Vamos aos números? 

Os principais resultados quantitativos do Programa Voluntário de Apoio ao Turismo foram: 

  • 22 empresas assessoradas  
  • 215 horas em média, de escuta ativa e consultoria totalmente voluntária; 
  • Participaram empresas da Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Paraíba, Paraná e Pará, no Brasil, e 1 de Dublin, na Irlanda; 
  • 8 profissionais envolvidos no processo.  
  • Centenas e centenas de turistas impactados indiretamente, uma vez que são pessoas que continuarão viajando com empresas que passaram pelo processo de reestruturação no Programa Voluntário; 
  • Muita, mas muita gente impactada positivamente! 

 

Protagonismo para gerar transformações positivas 

A Turismo 360 e a Teçá acreditam no protagonismo local para as transformações positivas que o turismo pode trazer para um território. Através de conversas virtuais, pudemos colaborar com ideias de transformação, inspiração e referências para as pessoas envolvidas, sem esquecer, claro, das tão preciosas dicas sobre gestão financeira.  

“Nós, desse segmento, estamos passando por necessidade de apoio e atenção. E ações como esta –que estou recebendo de pessoas especiais que pararam suas vidas para preocupar com meu negócio – que estamos precisando neste momento: atenção, empatia e parceria”, contou Gabriel Fortes, da Sauá Turismo. 

E como bons ouvintes que somos, começamos o projeto por um espaço de escuta e finalizamos com outro. Nossa última tarefa é colher o feedback dos beneficiários de como as lições do Programa Voluntário de Apoio ao Turismo foram incorporadas nos seus negócios e como modificaram suas vidas na prática.  

“Mais uma vez, obrigada pelo apoio que estão nos dando. Fiquei muito confiante com tudo o que falamos. Vocês estão sendo os melhores parceiros que poderíamos ter neste momento”, comentou Francisca, da Pontos e Contos.  

Nós agradecemos a confiança, a abertura e o engajamento de cada um de vocês. Juntos e juntas, podemos mais!