Para o sucesso na implementação dos Planos de Turismo, dos Projetos de Estruturação de Destinos Turísticos e dos de Desenhos de Experiências, oferecidos pela Turismo 360 Consultoria, é fundamental o engajamento e comprometimento local. E quando falamos em engajamento, falamos de todos os atores envolvidos nesse processo, mas em especial os empreendedores, responsáveis por fazer o turismo acontecer nos destinos. E foi justamente para gerar esse comprometimento e conexão que idealizamos o Programa de Integração de Empresários.
A metodologia é pautada inicialmente em encontros presenciais. No primeiro deles, falamos sobre a construção dos critérios para ampliar a qualidade dos serviços e a sustentabilidade do destino, compartilhamos e recebemos sugestões do que pode ser avaliado. O momento de integração ocorre em um formato “café com prosa”, no qual são levados temas importantes para o turismo nos territórios e os empresários podem discutir, sugerir e propor novos assuntos.
Construção coletiva
Tão importante quanto compartilhar os cases que traremos mais abaixo, achamos fundamental reforçar que a iniciativa surgiu do diálogo com empreendedores que sinalizaram a necessidade de fortalecer o espaço empresarial desvinculado da gestão pública para priorizar as demandas, apresentando-as de forma organizada e coletiva.
Partimos dessa construção coletiva de critérios de participação, para criar um selo que gera credibilidade para esses negócios, com o intuito de fortalecer a qualidade dos empreendimentos e do serviço que é prestado, além de incentivar as constantes melhorias e o desempenho promissor para o território.
“Para que que isso serve estrategicamente? Primeiro, é um programa que promove a integração, porque a gente consegue colocar os empresários numa sala para falar de assuntos comuns para o destino. Segundo, porque ele começa a trabalhar a qualidade de serviço daquele território. A partir do momento que você tem critérios para ter um selo, o trabalho pode ser aprimorado ao longo do ano, além de fortalecer todo o processo de divulgação da marca”, explica Marcela Pimenta, líder de estratégia da Turismo 360 Consultoria.
Em outras palavras, é uma iniciativa de reconhecimento das empresas comprometidas com o turismo. Com o andamento das ações de cada projeto, abrimos as inscrições para essas pessoas se candidatarem e, ao final do programa, entregamos o selo para aquelas que superaram a pontuação dos critérios pré-definidos. “Para o turista, o selo serve para ele entender que está em um empreendimento de certa maneira diferenciado, que se dedicou ao negócio”, finaliza Marcela.
Onde já estruturamos o Programa de Integração de Empresários
Os destinos turísticos mineiros de Vazante, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias já receberam a metodologia por meio de projetos nos quais atuamos.
Em Três Marias e Beira Rio, o Programa de Integração de Empresários gerou o Selo do Turismo Integrado. Surgiu como apoio à gestão pública e tem como principal objetivo conectar quem atua, diretamente ou indiretamente, com o setor na região. “Geralmente há um grupo de pessoas que participa com frequência, mas na última reunião tivemos a presença de novos empresários, que foram muito bem recebidos pelos demais. A percepção dos participantes “antigos” é que os “novos” podem trazer um novo olhar e um fôlego para as discussões”, comenta Graziele Vilela, nossa coordenadora de projetos.
Em 2022, os encontros ocorreram em Três Marias, mas com a participação dos empresários do distrito do Beira Rio, integrante de São Gonçalo do Abaeté, município vizinho.
“É muito importante essa interação dos empresários para o atendimento ao cliente, oferecendo novos produtos e parcerias para o crescimento em comum e fomentação do nosso turismo. É algo que precisa estar alinhado para mostrar o que Três Marias e o Beira Rio têm de muito especial para oferecer para o turista! Essa integração fortalece as parcerias: um indica o serviço do outro, ajuda e comenta sobre o outro, e divulga em redes sociais”, opina Rogério Dias, proprietário do Restaurante Colher de Pau.
Outros depoimentos
“Enxergamos a integração entre os dois destinos turísticos com um olhar muito positivo. Temos uma região riquíssima em recursos naturais (fauna e flora), o Rio São Francisco e o Lago de Três Marias, com toda a sua exuberância. Uma gastronomia que mistura o sabor dos peixes com os frutos do Cerrado. Uma cultura regional de raiz como exemplo: o congado, as danças ciganas, museus, contações de histórias, a arte que abrange teatro e música, bem como o artesanato, que está entrando em uma nova fase. Podemos perceber as experiências incríveis que podemos oferecer para o turista que chega, quer sentir e conhecer o que temos de melhor”, comenta Tarcílio de Almeida, sócio-proprietário da Pousada e Restaurante Maria das Flores.
“A proposta do programa apresentada pela consultoria junto aos municípios através dos Conselhos Municipais de Turismo tem trazido resultados positivos para o desenvolvimento do turismo regional. Tais propostas como a criação do Selo de Turismo Integrado, bem como o destaque para as mídias sociais, sites, blogs com divulgação dos pontos turísticos dos municípios, reunião periódica com os empresários etc. Os cursos de aperfeiçoamento profissional, vem contribuindo consideravelmente para o aumento do fluxo de turistas na região, fomentando a economia local”, diz Regina Severino, sócia-proprietária da Pousada e Restaurante Maria das Flores.
Edição 2023/2024 do Selo do Turismo Integrado
Visando ampliar a estratégia promocional da edição 2023/2024, faremos um vídeo para fortalecer a divulgação e conseguir mais inscritos. Os sites dos destinos, por exemplo, terão uma aba específica com as informações do processo. Os encontros serão itinerantes e os empreendimentos que receberam o selo no ano passado podem se oferecer para sediar a reunião.
Além de expectar o sucesso e, principalmente, o engajamento a longo prazo onde já atuamos, esperamos levar o Programa de Integração de Empresários para mais territórios. Então,se esse programa te interessou, entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa e outras metodologias!