Skip to main content

Uma Parceria Turismo 360 Consultoria, IABS e FECITUR

Os membros da FECITUR, IABS e Turismo 360 Consultoria reunidos no Pq Estadual do Rio Doce/MG Crédito da Foto: Marco André - Circuito Guimarães Rosa

Os membros da FECITUR, IABS e Turismo 360 Consultoria reunidos no Pq Estadual do Rio Doce/MG
Crédito da Foto: Marco André – Circuito Guimarães Rosa

Nos dias 2 e 3 de agosto representantes de 14 Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais estiveram reunidos no Parque Estadual do Rio Doce/MG para a construção do Plano de Ação da FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Foram dois dias de oficina técnico-participativa com presidentes e gestores dos Circuitos, conduzida pelo diretor-presidente do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Luís Tadeu Assad, e pelo consultor da Turismo 360 Consultoria, Mauro Coutinho.

A partir de um diagnóstico preliminar respondido por 26 Circuitos Turísticos associados e um profundo debate sobre as principais dificuldades dos Circuitos e da Federação, os problemas foram priorizados e as propostas de ações foram elaboradas em quatro eixos principais:

  • Relacionamento Institucional
  • Comunicação
  • Papel/ função dos Circuitos Turísticos
  • Estrutura e Sustentabilidade Financeira

Segundo a presidente da FECITUR, Daly Batista, essa foi “a primeira ação independente da Federação, planejada exclusivamente pela FECITUR para os Circuitos e comprova que tudo é possível quando realmente se quer. É um pontapé inicial para que possamos avançar em um momento importante para os circuitos e para a continuidade do desenvolvimento turístico do estado de Minas Gerais”.

A oficina foi a primeira ação da parceria entre o IABS e a FECITUR, firmada por um termo de cooperação que tem por objetivo ampliar a oportunidade de desenvolvimento de projetos conjuntos na área do turismo. Junto com o IABS, a Turismo 360 foi responsável pela condução da oficina. O resultado será consolidado em um relatório executivo que servirá para orientar as ações da Federação no sentido de atender as necessidades comuns aos circuitos e suas próprias necessidades.

“O modelo de governança adotado em Minas Gerais é uma referência para a gestão pública de turismo em todo o Brasil e a FECITUR é uma instância de governança inovadora e protagonista no processo de organização e consolidação da política, portanto é um orgulho participar desse momento” conclui o consultor Mauro Coutinho.