Qual a relação entre o investimento social privado (ISP) e o turismo no Brasil atualmente? Como as empresas contribuem para o desenvolvimento do setor do turismo e todo o impacto associado a ele? A fim de colocar luz sobre essas e outras questões, um grupo de instituições se reuniu para desenvolver uma pesquisa inédita.
A proposta nasceu da Raízes 360, uma parceria entre as empresas Raízes Desenvolvimento Sustentável e Turismo 360 Consultoria. Para o desenvolvimento metodológico foi convidada a Universidade de Brasília (UNB) que rapidamente aderiu ao propósito por meio do LETS – Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade. Se uniram, também, o Turismo Spot (plataforma de difusão de pesquisas e artigos de turismo), a Fundação Grupo Boticário (atualmente uma das iniciativas mais atuantes no ISP em ações envolvendo turismo) e a ponteAponte (empresa especializada no suporte ao ISP), com o apoio do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).
A formação do grupo iniciou-se ainda em 2022 e as primeiras entrevistas com questionário cocriado por essa aliança acontecerão no mês de julho de 2023. Espera-se coletar dados qualitativos e em profundidade com os principais atores do investimento social privado no Brasil, sejam eles empresas, institutos ou fundações.
Os resultados dessa pesquisa serão apresentados no final de 2023 em um e-book e também em outros formatos. O desejo dos envolvidos é gerar e compartilhar reflexões sobre como as empresas já impactam (e podem impactar mais) a sociedade com ações no setor de turismo e toda sua ampla cadeia.