Skip to main content

Desde que a Turismo 360 foi criada, lá em 2012, as premissas que formam a tríade ESG são parte integrante de tudo o que acreditamos. Afinal, governança, impacto social e sustentabilidade formam, de maneira intrínseca, não só o que buscamos com os projetos em que atuamos, mas também são parte da nossa forma de trabalho no dia a dia. 

Temos certeza de que você já ouviu falar nestas três letrinhas juntas muitas vezes nos últimos anos. Mas, infelizmente, muita gente (e muita empresa) utiliza a sigla apenas porque “está na moda”. Para nós, que somos uma empresa que, pode-se dizer, nasceu e se formou se alimentando destas premissas, ESG é coisa séria. 

Tanto que no nosso último planejamento anual, o tema foi peça integrante: discussões, ideias, sugestões e projetos surgiram aos montes a partir dos tópicos Sustentabilidade, Governança e Impacto Social. Aqui, vamos contar um pouco sobre os nossos compromissos com ESG na prática. 

 

O que é ESG

Antes de começar, achamos importante explicar o que significa a sigla. Mesmo que você já tenha familiaridade com o tema, talvez a explicação seja útil para você. 

ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança, em tradução livre. Funciona como uma métrica para empresas e corporações indo muito além do aspecto puramente financeiro: serve para avaliar o desempenho delas em temas que antes eram deixados de lado. Ele começou a ser utilizado em 2004, a partir de uma publicação do Pacto Global, da ONU. Cerca de 10 anos depois, a sigla passou a ser usada com mais frequência no ambiente corporativo. 

O ESG, inclusive, é capaz de criar valor de forma mais duradoura para organizações – uma vez que ele funciona como investimento em temas sensíveis à vida das pessoas. São estratégias de médio e longo prazo, que demonstram os valores de cada corporação. 

 

Os compromissos da Turismo 360 com ESG

Ainda que os temas, como dissemos, façam parte da nossa história, achamos fundamental desenhar estratégias que formem algo mais palpável. Mais do que ter os temas como aspectos transversais de todos os nossos projetos, precisamos de mais para aplicar a temática ESG na prática. 

No planejamento, definimos algumas ações:

– Realizar encontros anuais da Turismo 360 com temas relacionados a sustentabilidade 

Entendemos que a compreensão do significado dos temas ESG é fundamental para as empresas brasileiras. No caso dos projetos em que atuamos, nossa definição foi realizar anualmente encontros com os beneficiários de projetos, abordando temas relacionados à sustentabilidade.

Uma ação prática, que pode auxiliar as pessoas e empresas com quem trabalhamos em conjunto a terem uma visão mais ampla e de compreensão sobre sustentabilidade – que vai muito além de reciclar o lixo, embora essa também seja uma atitude fundamental. 

– Capacitar a equipe no tema ESG

Como você já deve ter percebido, o tema ESG é extremamente dinâmico. Por isso, a atualização constante é fundamental. Aqui na Turismo 360, o plano é que consigamos investir na capacitação da equipe – para que, além do conhecimento teórico, também tenhamos o conhecimento necessário para implementar ações de ESG na prática. 

– Afiliação a entidades que prezam pela responsabilidade social 

Nossa forma de atuação é baseada no trabalho em conjunto, na força complementar de profissionais e na cocriação. Por isso, acreditamos que estar ao lado de quem é especialista no tema vai nos auxiliar a evoluir – ao mesmo tempo em que também trará impactos positivos práticos nos projetos em que atuamos. 

Por isso, uma das nossas definições é associar a Turismo 360 a entidades que prezam pela responsabilidade social. 

– Consultar contratantes para entender as estratégias ESG mais relevantes

Assim como no tópico anterior, é fundamental contarmos com as pessoas que nos contratam para tornarmos o mundo um lugar mais justo e alinhado com os temas ESG. Por isso, compreender melhor as estratégias das empresas que nos contratam em relação aos tópicos é fundamental para traçarmos planos e metas atingíveis dentro dos projetos.

– Investimento nos territórios em que atuamos

Uma das metas da Turismo 360 é investir entre 10 e 12% do faturamento nos territórios em que atuamos. Ou seja: reinvestir o fruto financeiro da nossa atuação em comunidades e destinos em que trabalhamos, envolvendo, sempre que possível, pessoas da localidade. 

Além disso, nossa equipe está focada em encontrar metodologias que estejam conectadas à ESG durante a implantação dos projetos em que atuamos como, por exemplo, a neutralização de carbono. 

Em pleno século XXI, é urgente que as empresas compreendam a importância de uma atuação mais responsável. E isso precisa ir além das palavras: ter boas práticas e compreender que fazemos parte de um todo muito mais amplo é fundamental. 

Ampliar a consciência social, ambiental e corporativa é urgente. Que cada vez mais empresas e corporações atuem dessa forma, porque é desta maneira que conseguiremos chegar mais perto de viver em um mundo do jeito que queremos.