Skip to main content

Para quem trabalha em projetos que envolvem muitas pessoas com diferentes perfis, opiniões e até interesses, é fundamental criar algum meio para dar voz a elas e oferecer um espaço para que elas sejam ouvidas de fato. E o turismo nada mais é do que isso: uma verdadeira teia de pessoas, uma eterna troca. 

Sendo assim, faz muito sentido praticar o conceito chamado de escuta ativa. Mas o que ela é?

Escuta ativa é uma técnica de comunicação, um método de resolução de conflitos desenvolvido com uma escuta de qualidade. De atenção plena e foco total ao que está sendo dito por alguém, sem interrupções. Escuta ativa é empatia, é demonstrar compreensão e interesse. É se fazer presente no momento.

Em todos os projetos desenvolvidos pela Turismo 360 Consultoria, temos a missão de escutar os atores do trade – comunidade, empreendedores, corpo gestor municipal para entender suas necessidades dentro de um processo de desenvolvimento turístico, por exemplo. 

Apesar do rigor técnico nas entregas, relatórios e planejamentos, as pessoas devem ser, sempre, o centro das ações. Por isso é fundamental compreender limites, interesses, motivações para chegarmos em um consenso que seja positivo para o coletivo.

Acreditamos que as pessoas precisam ser ouvidas, precisam de um espaço para falar e sentirem confiança. É muito comum, já que elaboramos projetos a partir de processos realmente participativos, criarmos momentos para que as pessoas possam expor o que pensam. Estes momentos são como uma caixa de ressonância e acabam por gerar inúmeros benefícios.

NESTE TEXTO FALAMOS UM POUCO MAIS SOBRE O PROTAGONISMO DAS PESSOAS

Escutar é uma arte, conduzir é o grande desafio

Quando praticamos a escuta ativa, ela deve ter um objetivo bem delimitado e, assim, precisa ter uma condução para chegar neste objetivo. É dessa forma que as pessoas sentem segurança, confiança e ficam à vontade para falar. Na escuta ativa não existe julgamento, nem crítica. Queremos ouvir mesmo, até porque é por meio da escuta que nasce a inovação.

É claro que nesse processo surgem algumas pautas que não dizem respeito ao objetivo final, mas elas falam muito sobre as dores e necessidades dessas pessoas. Aí é que entra o processo da condução, analisando as opiniões, deixando falar, mas “separando o joio do trigo”. 

Nessa construção participativa, o ideal é sempre chegar em um consenso, promovendo harmonia entre todas as pessoas. É essencial que todo mundo concorde com o caminho tomado, pois dessa forma o engajamento é ainda maior.

Para nós, a escuta ativa traz pelo menos 5 benefícios claros na prática:

1- Fortalece e valoriza o processo participativo, mais do que o resultado

O “como chegar” é extremamente importante, pois o engajamento das pessoas é o principal fio condutor para se chegar aos resultados esperados. Ou seja, a partir da escuta ativa, cria-se um ambiente propício para troca de opiniões, reforçam-se os laços para que as pessoas possam continuar trabalhando em conjunto.

2- Colabora com a inovação

A riqueza da troca de ideias em um ambiente de escuta de qualidade é potencializadora da inovação. É partir disso, das visões diferentes e complementares entre si, que se pode inovar e cocriar novas soluções, produtos e maneiras de atuar no segmento turístico – mas isso vale também para a vida pessoal e em qualquer nicho de atuação.

3- As pessoas se sentem mais confiantes e com autoestima

Quanto melhor ouvidas, mais confiantes e engajadas as pessoas se tornam. E quanto maior o engajamento, mais sólido é o resultado. Quando temos esse espaço para falarmos sem interrupções, sem julgamentos, nossa autoestima também se eleva. E quando estamos bem com nós mesmos surgem novas ideias também. Ou seja: a escuta ativa é um meio de encorajar alguém também, podemos dizer assim.

4- Com atenção plena, nos abrimos para um mundo novo

Se você ouve com atenção de verdade, com foco total na fala de outra pessoa, mesmo que você não tenha interesse pelo assunto, essa fala pode trazer mensagens, códigos e estímulos que fazem mudar a nossa cabeça. Abre as ideias a algo que você poderia nem imaginar ser possível.

5 – No fortalecimento de governança

Como dissemos, em todos os projetos a Turismo 360 Consultoria promove um momento de escuta ativa. Ela é o primeiro dos 3 principais passos que acreditamos serem efetivos na construção coletiva dentro do turismo.

Durante esse processo, muitas vezes é comum nos depararmos com pequenos impasses momentâneos, por exemplo na escolha de uma data de reunião entre o grupo de gestores com representantes do trade e do estado. O “problema” se dá geralmente para conciliar a agenda das pessoas. 

Então, para resolver a situação, abrimos votação e oferecemos o espaço para que cada pessoa fale porque prefere uma data diferente. É melhor pra ela ou para o grupo? Depois de algumas intervenções, sempre conseguimos chegamos ao consenso. Mas isso é possível porque escutamos os motivos, fizemos os contrapontos e entendemos que muitas vezes eles eram pessoais, não focados no coletivo. Quando paramos para pensar no bem do grupo, não apenas para nós mesmos, conseguimos chegar ao resultado que desejamos.

Este é apenas um exemplo, mas que simboliza a importância da escuta ativa na resolução dos conflitos também. E de novo: é um conceito e uma prática de empatia que pode ser levada para a sua vida. 

E você, o que acha? Queremos escutar você também.