Skip to main content

O setor do turismo tem uma peculiaridade que o torna diferente de qualquer outro setor da economia. Ele tem, por premissa, a conexão entre as pessoas e a possibilidade de transformar a vida delas – além de um potencial gigante para que isso aconteça. Em outras palavras, pode-se dizer que o turismo pode gerar impacto positivo, ou pelo menos deveria ser responsável por isso. Mas saiba que não existe um destino turístico bom se esse lugar não for bom, antes de tudo, para a comunidade.

Confira a seguir uma reflexão sobre o papel do turismo na vida das pessoas e um depoimento de quem já se beneficiou diretamente dele.

É sabido o potencial que o turismo possui enquanto vetor de desenvolvimento econômico e social. O turismo é uma eterna troca entre visitante e moradores, uma via de mão dupla. Mas para que essa troca continue acontecendo e gerando impacto positivo, é importante que sejam considerados diversos aspectos: econômico, social, cultural, ambiental e também pessoal, agindo diretamente na vida das pessoas como um todo – primeiro da comunidade local e, depois, para quem está viajando.

Turismo só gera impacto positivo se considerar as necessidades locais, se for sustentável em todas as pontas. É preciso avaliar o potencial e maximizá-lo, mas sempre levando em conta o cuidado e a responsabilidade com o ambiente, as pessoas da comunidade e a cultura local. 

Para quem vive as experiências, a prática do turismo cumpre o papel de fugir da rotina, mesmo quando se viaja a trabalho. Nas viagens, é possível viver uma realidade diferente daquela já conhecida, possibilitando novas vivências e sensações. Para a comunidade local, está a possibilidade de conviver com pessoas diferentes, com outras culturas e visões de mundo . Nessa troca, cada turista leva um pouco do que viveu, aprende coisas novas e contribui com o desenvolvimento dos destinos, uma vez que contribui com:

– valorização das riquezas, da cultura e dos saberes de determinado território; 

–  dinamização e impulsionamento da economia local; 

– impacto positivo em toda a cadeia produtiva do turismo, especialmente pequenos produtores, restaurantes, artesãos e aquelas pessoas que dependem direta ou indiretamente do turismo para sobreviver. 

Turismo só é bom quando é bom para todas as pessoas envolvidas. Esta é a premissa do pensamento sustentável capaz de gerar bons frutos, e que seguimos à risca na Turismo 360.

 

Impacto positivo na prática

Do outro lado, para quem necessita do turismo como meio de vida, os impactos positivos podem ser inúmeros e diversos – desde que ele seja tratado de forma responsável e profissional. 

Existem alguns impactos mais palpáveis e tangíveis, além de outros intangíveis. Como exemplo, podemos citar pelo menos 4:

  1. O turismo pode promover inclusão social e econômica para diferentes grupos, gerando emprego e renda direta e indiretamente;
  2. Contribui com  a autoestima e com sentimento de pertencimento;
  3. Resgata tradições culturais e identidade locais e valoriza o saber fazer;
  4. Colabora com a conservação ambiental, contribuindo com o acesso aos recursos naturais a outras gerações.

Toda a atuação da Turismo 360 Consultoria está alinhada, do planejamento à implementação, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente com o ODS 8: trabalho decente e crescimento econômico. O foco é no desenvolvimento das pessoas, da atividade econômica do turismo e na melhor distribuição de seus benefícios.

 

Turismo transforma vidas

Para finalizar este texto, trazemos o depoimento de um parceiro que passou por um projeto de desenvolvimento de turismo junto na cidade de Vazante-MG, realizado pela Turismo 360 em parceria com a Nexa Resources e o Instituto Votorantim.

“A Turismo 360 nos ajudou a compreender o valor real do turismo e as formas que ele pode ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, promovendo inclusão e permitindo que as pessoas tenham trabalho, renda e força, tanto competitiva quanto de mercado. Nos preparou para receber turistas de forma prática e sustentável. 

Eu me apaixonei e quero me especializar nisso, para que eu possa fazer com que o turismo ajude mais e mais pessoas, como já nos ajudou bastante aqui em Vazante.”, comenta Edyvan Fernando, diretor de Cultura e Turismo de Vazante.

É claro que cada projeto tem sua especificidade, cada destino tem um perfil e necessidade. Mas a capacidade de transformar a vida das pessoas é um dos fatores motivadores da nossa atuação.

Assim vamos conseguir impactar e inspirar mais e mais territórios a implementarem uma gestão responsável que trate a atividade turística como estratégica na geração de impactos positivos.