Estudo de Mercado Turístico para Mariana/MG

CLIENTE
Fundação Renova
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2019

Contextualização

Mariana é uma cidade histórica localizada há cerca de 100 km da capital mineira, que tem no turismo uma atividade econômica relevante, ainda que carecendo de melhoria competitiva.

 

A Fundação Renova, entidade criada para mobilização e reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Fundão, vem apoiando o município em ações diversas, incluindo a estruturação da atividade turística.

Com o objetivo entender a percepção de mercado sobre o destino, a Turismo 360 realizou um estudo a partir de entrevistas com operadores de turismo do mercado e agências de receptivo mineiras responsáveis pela formatação e venda do produto “cidades históricas”. O estudo buscou analisar a opinião qualificada de atores que atuam no cotidiano do mercado, de forma a obter contribuições e percepções pertinentes sobre o destino e as demais cidades históricas.

 

 

 

Ações realizadas

  • Pesquisa de dados secundários sobre o perfil da demanda e aspectos como comportamento e atratividade de Mariana em comparação a outras cidades históricas mineiras;
  • Entrevistas junto a operadores de turismo do mercado e agências de receptivo que comercializam cidades históricas (envolvendo receptivos internacionais, operadores nacionais receptivos turísticos mineiros).
  • Análise crítica e identificação de oportunidades e segmentos para o desenvolvimento de produtos.
CLIENTE
Fundação Renova
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2019

Localização

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo