Desenvolvimento do Turismo em Vazante/MG

CLIENTE
Nexa Resources e Instituto Votorantim
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2021

Contextualização

Vazante está localizada no noroeste mineiro, há cerca de 500 km da capital Belo Horizonte. Em função da produção de minérios, a cidade ficou conhecida nacionalmente como a “Capital do Zinco”, o que gerou alta empregabilidade e fonte de renda. Apesar da pujança econômica advinda da mineração, a cidade vem buscando atividades alternativas para o seu desenvolvimento, entre as quais se destaca o turismo.

Trata-se de um setor que pode contribuir economicamente com um destino, ainda que em menor escala, gerando empregos, movimentando receitas e colaborando com a conservação dos recursos naturais e culturais locais. A distribuição mais justa e equilibrada dos benefícios da atividade turística está intimamente ligada a um processo de planejamento que busque compatibilizar os diferentes interesses e impactos rumo a um desenvolvimento turístico respeitoso e sustentável.

Nesse contexto, a Nexa Resources, uma das empresas investidas do Grupo Votorantim que possui uma unidade mineradora de zinco no local, vem apoiando o município na sua estruturação para o turismo. Com o apoio do Instituto Votorantim, que atua no direcionamento dos investimentos relacionados a responsabilidade social das empresas do Grupo Votorantim, firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vazante para elaboração do Plano Diretor de Turismo. O projeto enquadra-se no Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), que envolve a assistência às prefeituras municipais em áreas como modernização da gestão pública e ordenamento territorial.

A Turismo 360 foi a empresa parceria na condução do trabalho, juntamente com a Prefeitura local. A elaboração do Plano Diretor de Turismo teve como premissas o envolvimento ativo da comunidade e o desenvolvimento sustentável do turismo, estimulando a apropriação do processo de desenvolvimento pelos atores locais, para que eles sejam os verdadeiros protagonistas. Além do Plano, a empresa apoiou também a elaboração de uma lei da política municipal de turismo, que define as diretrizes e as atribuições do poder executivo municipal frente ao desenvolvimento do setor. Tal Lei – aprovada em outubro de 2019, assim como o Plano, é um dos pré-requisitos para habilitação do município no ICMS Turístico, nos termos da Lei no 18.030 de 2009.

Sabe-se, contudo, que o processo de planejamento não se encerra com a elaboração do plano e sua conclusão marca o início de uma outra etapa, bastante dinâmica: a sua implementação. Trabalhar para implementação das ações de um plano é sempre um desafio, uma vez que há uma série de dificuldades no encaminhamento das ações planejadas. Nesse sentido, após uma paralisação do projeto em 2020, pretende-se em 2021 iniciar o desafio de colocar em prática uma série de ações de curto prazo necessárias para apoiar o desenvolvimento do destino.

Ações realizadas

  • Plano diretor de turismo – 2019;
  • Construção de marca turística;
  • Materiais promocionais (mapa e material institucional);
  • Desenho de experiências;
  • Programa de turismo nas escolas;
  • Assistência técnica ao COMTUR;
CLIENTE
Nexa Resources e Instituto Votorantim
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2021

Localização

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo

ENTRE EM CONTATO