Desde 2024, a Turismo 360 se tornou parceira do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, liderado pelo Sebrae/ES, com a missão de qualificar a operação de empreendimentos que unem turismo, cultura, gastronomia, aventura e natureza em todo o país. O principal desafio é oferecer suporte aos pequenos empresários na formatação e comercialização de experiências turísticas autênticas, utilizando conhecimento especializado e ferramentas estratégicas.
“Para isso, a Turismo 360 criou uma Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência. Nela, são apresentadas soluções que incluem diagnóstico, disseminação de conhecimento, ferramentas de gestão inovadoras e estratégias comerciais capazes de transformar a realidade dos empreendedores do setor”, explica Graziele Vilela, consultora da Turismo 360.
A jornada é resultado de uma análise aprofundada do mercado turístico, a partir de estudos existentes e entrevistas com especialistas. “Seu formato considera o método de atuação do Sebrae, as soluções disponíveis em seu portfólio e seu público-alvo”, destaca Marcela Pimenta, líder de estratégia da Turismo 360. Dividida em seis etapas, ela se adapta ao estágio de cada empreendimento, oferecendo orientações práticas. Essa abordagem permite que os empresários foquem nas soluções mais relevantes para seus negócios, assegurando um apoio contínuo e próximo.
“O grande desafio do Polo é ajudar pequenos empreendedores a promover a comercialização de seus produtos, priorizando a inovação e a autenticidade. O turismo de experiência é sensorial, e um bom storytelling é crucial para que o mercado reconheça seu valor”, complementa Marcela.

Empreendedores da Produtos AnGar, que atua com doces artesanais, no distrito de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. Foto: Divulgação
Conectando pessoas aos lugares visitados
Por meio do projeto, o Sebrae está construindo e testando soluções nas montanhas capixabas, que poderão ser replicadas em todo o Brasil. A relevância da iniciativa é ainda maior em um momento em que o turismo de experiência cresce globalmente. O estudo “Skift Mega Trends 2025”, por exemplo, destaca a busca por experiências autênticas como um fator decisivo nas escolhas de consumo das gerações atuais e futuras. Segundo o Sebrae, essa abordagem representa “uma nova forma de fazer turismo, onde existe interação real com o espaço visitado. É uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, estimulando vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis”.
Diante desse cenário, a oferta de serviços turísticos alinhados às novas tendências de consumo exige um planejamento estratégico da cadeia de valor, com propostas criativas que atendam às necessidades do mercado. É nesse ponto que se concentra a atuação do Polo.
Na prática, os polos de referência do Sebrae têm como objetivo criar um ambiente de inteligência, gestão e disseminação de conhecimento em temas estratégicos para o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios brasileiros e a Jornada é um grande exemplo de como isso pode acontecer.

Vista aérea de Venda Nova do Imigrante (ES). Foto: Deusdete Zandonadi
Testando soluções nas Montanhas Capixabas
Em 2025, a Turismo 360 dá um novo passo na parceria com o Sebrae ao implementar soluções que integram a Jornada de Atendimento já desenhada. Uma das propostas é o diagnóstico para a Identificação do Perfil do Negócio, que visa compreender quais aspectos dos empreendimentos analisados em campo precisam ser aprimorados no atendimento do Sebrae.
Outra solução que está sendo testada é a consultoria de integração da oferta com o mercado, que inclui encontros coletivos e individuais com 10 empreendimentos que atuam no Distrito Turístico Pindobas (ES). A proposta é promover a integração das experiências com a oferta turística existente no destino, sabendo que qualquer vivência isolada impacta e é impactada pela imagem do local onde é disponibilizada.
Integram ainda a Jornada, um e-book, três infográficos e uma palestra online com dicas e diretrizes de mercado para os empreendimentos que atuam ou desejam atuar com Turismo de Experiência.
Com essas soluções e outras que ainda serão testadas em futuras etapas da Jornada, o Polo Sebrae de Turismo de Experiência passará a oferecer aos empreendedores ferramentas eficazes para desenvolver seus negócios, ajudando a fortalecer economias locais e movimentar o setor turístico em todo o país.