A Turismo 360 Consultoria acaba de chegar aos 12 anos. E este mês de setembro marcou o nosso aniversário de uma forma especial, pois lançamos uma nova campanha institucional depois de passar por um processo de branding verbal recentemente. Com isso, reafirmando o que somos, o que é o nosso negócio, a começar pela definição do nosso novo slogan: contribuindo com o futuro do turismo, projeto por projeto.
Ao longo desse pouco mais de uma década de trajetória, buscamos gerar estratégias efetivas para fomentar o setor turístico a partir da criação de pontes entre o poder público, empreendedores e comunidades com potencial paisagístico, cultural e humano. Fazemos isso por meio de ferramentas que fortalecem o protagonismo de empreendedores locais e impulsionam um modelo econômico capaz de gerar riqueza com menos impacto.
Com isso, entendemos que a cada projeto é possível avançar considerando aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos, para um futuro mais sustentável.
Nos últimos dias, compartilhamos ainda a nossa missão e nossos valores, aqueles inegociáveis. E seguiremos ao longo do próximo mês trazendo mais conteúdos sobre os nossos serviços. Por isso, sugerimos que você siga nos acompanhando também pelo Linkedin e Instagram.
Manifesto Turismo 360 Consultoria
Exatamente no dia do nosso aniversário, 27 de setembro – que não por acaso é Dia do Turismo e do Turismólogo -, o marco foi lançar o Manifesto da Turismo 360.
Veja o vídeo abaixo e, a seguir, leia o texto na íntegra.
Turismo com propósito = territórios protegidos e prósperos
Mais do que uma atividade de lazer, o turismo é um importante motor de #desenvolvimento social, que estimula a geração e distribuição de renda, muitas vezes, em destinos distantes dos principais pólos econômicos dos países.
Por isso, acreditamos no poder do turismo de #transformar positivamente a realidade de inúmeros territórios do Brasil afora a partir da valorização das #pessoas, da #natureza, do #conhecimento, da criatividade e das identidades locais. Para que isso seja possível, a experiência turística, que inspira e ressignifica a vida de tantos viajantes, precisa ser tão boa para as #comunidades visitadas, quanto para os turistas que estão visitando.
A partir dessa crença, apostamos na construção de um modelo de turismo #inclusivo, #empático e #sustentável, capaz de proteger a natureza que torna as vivências turísticas tão encantadoras e potentes.
Gente boa reunida no 1º Encontro 360
Lançamos o nosso manifesto publicamente no dia 27 de setembro, mas foi no dia anterior que parceiros, profissionais que a gente admira, tiveram acesso ao vídeo em um evento virtual que realizamos. Fizemos o convite a dedo às pessoas para celebrar nossa trajetória nesta data especial para o trade e para nós.
O evento de celebração foi, sim, para comemorar, falar um pouco de tudo o que temos feito, mas também para falar do presente, do futuro do turismo, e compartilhar conhecimento. Pensando nisso, trouxemos um case brasileiro de sucesso em ESG (Environmental, Social and Governance, que significa “Ambiental, Social e Governança”, em tradução livre) para inspirar a nós e os nossos convidados. Essa é uma pauta a qual estamos cada vez mais debruçados a tratar e agir, em especial desde que nos tornamos associados do Instituto Ethos.
Tivemos a honra de contar com a participação da Luiza Spengler Coelho, diretora do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e ambiental do Grupo Rio da Prata, que contribuiu com a sua fala inspiradora contando a trajetória da Estância Mimosa, uma das empresas familiares fundadas pelos seus pais. O negócio foi certificado recentemente com o selo internacional Climate Positive, promovido pela Green Initiative.
“A minha infância foi marcada pelo início do turismo no Grupo Rio da Prata em 1995, quando eu tinha 10 anos de idade. Então, eu assisti de camarote como o turismo tem esse papel de transformar, desde a época que a gente era uma casinha na fazenda – inclusive onde a gente dormia quando ia lá – até agora, com o receptivo que a gente tem, e o que estamos sonhando que a gente vai construir nos próximos dois anos, completamente acessível e ecologicamente eficiente. E tudo isso graças ao ecoturismo!”, contou.
Luiza é engenheira ambiental, mestre em tecnologias ambientais e apaixonada pela natureza e turismo de aventura. Por isso, se dedica diariamente à melhoria contínua do Grupo e do seu impacto positivo na região da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul.
Para concluir a reflexão, nos dividimos em grupos para comentar boas iniciativas que conhecemos e o que temos feito pessoal e profissionalmente, tomando como base: carbono; resíduos; água e energia; valorização da cultura e meio ambiente; e consumo. A conclusão foi um parecer coletivo, no qual também nos despedimos dessa iniciativa inédita para a Turismo 360 Consultoria!
Agradecemos a cada um que participou. E esperamos seguir contribuindo com o futuro do turismo e nos (re)encontrar em muitos outros momentos de celebração por aí.