Skip to main content

Na Turismo 360, nossa missão é mais do que apenas um objetivo; é o coração do que fazemos. Nosso foco é transformar as comunidades onde atuamos, criando soluções de turismo que são construídas em conjunto, com alta qualidade técnica e inovação. Uma das maneiras como fazemos isso é desenhando experiências turísticas únicas.

Já falamos por aqui sobre turismo de experiência. Hoje, queremos destacar as histórias daqueles que realmente trazem essas vivências à vida.

Vamos apresentar três histórias de sucesso de projetos que tivemos a honra de participar. Anos após nossa colaboração, esses projetos continuam a prosperar. É importante lembrar que o sucesso é um esforço de equipe. Nós trazemos nossa especialização, mas é a alma do local e o comprometimento das pessoas envolvidas que tornam nossas visões uma realidade duradoura.

Fazendo da represa de Três Marias um ponto de conexão

A pesca esportiva em Três Marias, Minas Gerais, é uma atividade que atrai entusiastas de todo o país. O grande destaque da região é a represa de Três Marias, um dos maiores e mais piscosos reservatórios de água doce do Brasil. Na região, pescadores encontram um ambiente ideal para a captura de espécies como o tucunaré, a tilápia e o surubim. A prática da pesca esportiva na região não só proporciona momentos de lazer e desafio, mas também fomenta a consciência ambiental, com a adoção frequente do pesque-e-solte.

Mas além do potencial para a pesca, o município encanta pela sua beleza natural e tranquilidade. Os visitantes podem aproveitar a infraestrutura local, com guias especializados, que garantem uma experiência completa e segura. Um desses guias é o Willian, da Operação Bill. Ele foi um dos beneficiários de um projeto que durou anos de parceria entre o Instituto Votorantim e Nexa no distrito Beira Rio, em São Gonçalo do Abaeté, e desde 2022 ,também no município vizinho de Três Marias. 

As ações começaram com o Plano Setorial da Pesca e Turismo do Beira Rio, passando pelo Plano de Turismo de São Gonçalo do Abaeté e Execução de ações do Plano Setorial (2019), Assessoria à prefeitura e aos empresários durante a pandemia e implementação do Selo do Turismo Responsável (2020), Plano de Turismo de Três Marias e Execução de ações do Plano Setorial (2021), Ações integradas: Beira Rio e Três Marias (2022 e 2023) e, agora em 2024, a atualização do Plano de Turismo de SGA. 

Willian conta que a cidade passou a ter referências a oferecer para o turista. “Nossa empresa passou a enxergar com amplitude o potencial que temos e que ainda podemos chegar. Detalhes foram incluídos antes, durante e após o passeio. ​​Entendemos o valor de dar a atenção ao turista como recepcioná-lo, ter procedimentos de segurança, tratamento, abordagem, divulgação (rede sociais, fotos, vídeos) e até mesmo uma mensagem agradecimento para quem vivenciou a experiência. De forma geral ampliou nossos conhecimentos”, exemplifica.

Pensando em uma estratégia a longo prazo, ele conta que o passeio ainda pode variar conforme a estação do ano. “Aprendemos que não é somente fazer, mas como fazer”, completa. E foi aí que surgiu a ideia da experiência Passeio Náutico e Piquenique no Doce Mar de Minas. Ela leva até as belezas escondidas no lago formado pelo Rio São Francisco e oferece um delicioso piquenique cercado pela natureza do lugar, apreciando o pôr-do-sol ao final do piquenique e durante o percurso de retorno.

“A Turismo 360 Consultoria é uma empresa com pessoas engajadas para fazer acontecer, procurando entender a dificuldade de todos e traçando da melhor forma o caminho a ser percorrido. Foi de suma importância para o nosso negócio! Nós estávamos fazendo um bom trabalho, mas não tínhamos o diferencial e não sabíamos o que poderia ser ajustado e melhorado. Foi aí que entrou a Turismo 360 e, de forma exemplar, conseguiu mostrar os pontos fortes, fracos e oportunidades, através de várias etapas do processo”, finaliza.

Três Marias cada vez mais se consolida como um ponto de encontro para aqueles que buscam qualidade e diversidade em suas aventuras aquáticas.

Do quintal de casa para o mundo

O Recanto da Zezé é mais do que um simples quintal de casa. Quem vivencia esta experiência em São Gonçalo do Abaeté, também em Minas, é transportado a um portal cheio de histórias e cultura local, com direito a caminhada pela natureza, banho de cachoeira e sabores mineiros tradicionais carinhosamente preparados em fogão à lenha.  

O empreendimento familiar é liderado por mulheres. Em primeiro, Dona Zezé, viúva, mãe de três filhas e a grande anfitriã da experiência, que antes já levava “uns biscoitinhos com café” para as pessoas que iam até a sua propriedade tomar banho de cachoeira. “Depois que a Turismo 360 chegou, a gente criou o roteiro da experiência. Aí a gente colocou o café da manhã, que era uma coisa que não tinha, colocou também a visita às plantas, o seguro de vida para os visitantes, que não fazíamos nem ideia de que precisava ter também. Com a consultoria, impulsionamos o negócio e eles também ajudaram muito na divulgação”, conta Taiana Soares, de 22 anos, uma das filhas da Zezé que hoje é responsável pelas reservas e gestão do perfil do empreendimento no Instagram

Taiana conta que o incentivo da equipe de consultoria durante o projeto de Desenvolvimento Integrado do Turismo em São Gonçalo do Abaeté e Três Marias foi fundamental para não desistir quando surgiram os primeiros desafios.  “Às vezes nem tudo dá certo, e eu acho que essa parte da motivação foi muito importante para estarmos firmes até hoje”, afirma. 


A seguir, trechos finais da entrevista.

T360: Vocês perceberam também melhorias na oferta turística da cidade nesse sentido coletivo?

Sim e muitas! Porque antigamente era muito cada um por si. Eu acho que ninguém tinha aquela visão de que se a gente se unisse ia fazer melhorias pra todo mundo. Não é que um ia pegar o cliente do outro. E depois das oficinas, reuniões, conhecendo o empreendimento do outro, isso ajudou muito até a comunicação.

Mesmo envolvidas no turismo e outros empreendimentos também, um não sabia da existência de outros empreendimentos. Então, acho que isso foi muito importante para mudar um pouco a mentalidade e para fazer a gente entender que juntos somos mais.

T360: E tem algo que você gostaria de acrescentar?

Só mesmo agradecer, porque se não fosse pela Turismo 360, provavelmente a gente teria parado no meio do caminho ou então não teria a estrutura que a gente tem hoje. E agradecer também por todas as oportunidades que eles deram, inclusive da participação da minha mãe no Abeta Summit. Eu nunca ia imaginar que ela ia andar de avião. Aí andou e foi acolhida por todos vocês que estavam lá da equipe e até por pessoas que não conhecem ela. Isso foi muito bom!  

Um espetáculo sobre São Miguel do Gostoso-RN

São Miguel do Gostoso é um destino rico em cultura popular, e o espetáculo o Contador de Causos faz um resgate dessas lembranças coletivas que povoam o imaginário de quem vive no lugar. Ricardo André, um dos idealizadores da experiência, conta que “o interesse em participar do processo seletivo da Turismo 360 com o governo do Estado foi exatamente para nos aprimorarmos como negócio e entendermos o funcionamento dessa questão de ser uma atração turística e cultural”.

A Guajiru Produções, produtora da peça, foi uma das selecionadas do projeto de Criação de Experiências Turísticas Sustentáveis do Rio Grande do Norte, que abrangeu os municípios de Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso, cidades participantes do Polo Turístico Costa das Dunas. A Turismo 360 Consultoria, contratada pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, selecionou quatro iniciativas com a proposta de fomentar experiências turísticas com a temática da sustentabilidade.

“A peça tinha técnicos, diretor de teatro, ator, pessoal da iluminação, maquiagem, produção que montou o espetáculo. Mas a questão: da comercialização, distribuição, de montar esse perfil do projeto para ser divulgado, de colocar no mercado, nos sites de venda como espetáculo, definir o preço, fazer as pessoas dentro do projeto entenderem que aquilo é um produto que precisa ser comercializado, fazer essa divulgação tanto online quanto corpo a corpo, numa outra pegada, diferente do que estávamos acostumados, foi boa, não tínhamos. 

Aprendemos bastante e as pessoas envolvidas no processo.  Trouxe uma nova perspectiva para o resto do grupo, de entender que estávamos ali para fazer realmente algo que sabemos fazer, que estamos acostumados a fazer, mas que a partir dali teríamos uma nova perspectiva dentro do que também é um pouco de anseio de São Miguel do Gostoso, de ter atrações culturais. Caiu a ficha de que essas atrações não podem ser feitas aleatoriamente, elas têm que ter uma estrutura de organização também”, disse Ricardo. 

O projeto foi executado em 2022 e teve bastante aderência da comunidade. A estreia da peça, na época, foi um sucesso, com dezenas de pessoas participantes. O folclórico personagem Seu Gostoso conduz grande parte da narrativa e com sua risada gostosa conta  episódios inusitados, trazendo personagens únicos da cultura popular dessa nem tão pacata vila de pescadores. Saiba mais sobre O Contador de Causos aqui.

Essas três histórias são apenas um vislumbre do impacto positivo que experiências turísticas bem planejadas e executadas podem ter em comunidades locais. Elas demonstram como o turismo, quando alinhado com a cultura e as necessidades de uma região, pode ser uma força transformadora, gerando emprego, preservando tradições e incentivando a sustentabilidade.

Na Turismo 360, temos orgulho de contribuir com essas melhorias e continuaremos a trabalhar lado a lado com destinos e empreendedores para desenhar futuros brilhantes através do turismo. Juntos, fortalecemos não só destinos, mas criamos memórias duradouras para quem mora e para quem visita.