Transformar dados em informação é um dos principais desafios para os gestores de qualquer atividade econômica. O uso intensivo de tecnologia aliado à hiperconectividade do mundo geram volumes gigantescos de dados que são extremamente úteis quando sistematizados e analisados de forma inteligente. Com o turismo não é diferente – são milhões de operações a cada segundo, desde uma simples busca em sites especializados até o efetivo deslocamento para o destino. No entanto, o processo de acesso, organização e análise desses dados não é tão simples. Há alguns meses, porém, existe uma plataforma disponível no Brasil que pode auxiliar neste processo: a Claro Geodata Turismo.
Desenvolvida por meio de uma colaboração entre a Embratel e a Kido Dynamics, a ferramenta permite analisar o comportamento dos turistas no destino a partir dos dados coletados em antenas de telefonia celular.
E temos mais uma notícia que nos orgulha muito: a Turismo 360 acaba de firmar um acordo e é a primeira empresa de consultoria turística do Brasil a fechar uma parceria para intermediação dos serviços dessa ferramenta. Estamos muito felizes com isso!
Neste texto, vamos contar um pouco mais sobre a plataforma e também explicar como ela pode ser muito positiva para o turismo brasileiro.
Como funciona a Claro Geodata Turismo
De uma maneira bastante direta e simplificada, essa união funciona para estudos de mapeamento de fluxo e presença de pessoas em determinado destino, com enfoque nos dados para o turismo.
As informações são coletadas pelas antenas, através da geolocalização de smartphones, e passam por um intenso processo de sistematização, análise e extrapolação estatística que permite obter, em pouco tempo, um cenário bastante preciso do fluxo turístico de determinados destinos. É uma verdadeira inovação tecnológica disruptiva que apresenta soluções em um formato inédito no mercado e que facilita o planejamento de destinos fundamentado em dados. A ferramenta, inclusive, foi premiada na oitava edição do Connected Smart Cities 2022.
É importante registrar: o sigilo é totalmente respeitado, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Todos os dados permanecem anônimos e são utilizados apenas de forma agregada para fins estatísticos.
Como o foco é fluxo turístico, a plataforma utiliza três indicadores principais:
Origem: de onde vem o turista que chegou até o destino.
Fluxo turístico: identifica o volume de turistas por dia ou mês do destino. E com um diferencial importantíssimo para quem trabalha no setor: consegue diferenciar turistas (que é quem pernoita) de visitantes. Diferencia ainda residentes e visitantes regulares (este último se referindo a quem mora em uma cidade e trabalha/estuda em outra, por exemplo).
Estadia média: como consegue definir exatamente o tempo em que cada turista fica no destino, também consegue extrair uma média de dias em que as pessoas permanecem.
Isso significa que é possível ter acesso a dados extremamente detalhados das movimentações turísticas em todo o território.
E como isso pode beneficiar o turismo brasileiro? É o que veremos no próximo tópico.
Como a Claro Geodata Turismo pode impactar positivamente
Lembra que no comecinho deste texto falamos que às vezes existem dados, mas não a análise deles? Pois é, chegamos ao ponto que consideramos principal. Para que o turismo evolua, é importante trabalhar com inteligência as informações coletadas.
Por isso, é importante lembrarmos que cada dado estatístico corresponde à movimentação de uma pessoa real, de carne e osso – e não de apenas um número ou algoritmo. É para as pessoas, sejam elas moradoras do destino ou turistas, que as atividades turísticas precisam ser pensadas.
Pois bem: a análise dos dados gerados auxilia na formulação de políticas públicas de turismo. O monitoramento destas informações sobre o fluxo de pessoas é de grande importância para analisar os rumos do turismo e as ações a serem tomadas.
Como são obtidos a partir da movimentação real e rastreável de pessoas por meio de seus aparelhos de telefone, há fidelidade em seus resultados e um potencial incrível para direcionar ações estratégias de melhoria e desenvolvimento de destinos turísticos.
Ao analisar os dados da Claro Geodata Turismo, o destino consegue encontrar soluções e caminhos para o alcance de seus objetivos. Como já falamos em outro texto, é mais uma vez a tecnologia contribuindo para o sucesso turístico de um território.
A partir do monitoramento das informações, que auxiliam em uma tomada de decisão mais correta e acertada, o turismo pode ser desenvolvido e estruturado de forma que seja benéfico para todas as pessoas envolvidas. Inclusive para a comunidade local. Afinal, o turismo só é bom quando é bom para todo mundo.
Quer saber mais sobre como utilizar e contratar a ferramenta? Fale com a gente!