Criação de Experiências Turísticas Sustentáveis no Rio Grande do Norte
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2022
Contextualização
Como forma de interiorizar o turismo de maneira sustentável, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte está promovendo o Projeto Elaboração de experiências turísticas nos municípios de Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso, cidades participantes do Polo Turístico Costa das Dunas. A Turismo 360 é a empresa que irá realizar a implementação desse projeto no território. A área que abrange esses municípios guarda forte relação com o contexto histórico nacional, que tem como base estudos de historiadores como Lenine Pinto, Manoel de Oliveira Cavalcante Neto, em função da presença do marco de touros que sinaliza um padrão de posse da coroa portuguesa no país.
Além da cultura, os municípios são reconhecidos pelas belezas cênicas de suas praias e paisagens paradisíacas e apresentam o aspecto natural que os impulsionam ao segmento do turismo de sol e mar.
Com a proposta de identificar potenciais experiências turísticas e fomentar experiências existentes que possuam relação com a temática da sustentabilidade e considerando a colaboração mútua e harmonia de todas as pessoas envolvidas na atividade turística local, serão formatadas 03 experiências turistícas nos municípios do projeto até o final de 2022.
Ações realizadas
1- Avaliação situacional quantitativa e qualitativa dos produtos e atrativos turísticos ofertados nos municípios e mapa de carências dos serviços selecionados para participar da amostra:
– Realização de um diagnóstico situacional do Turismo Local dos municípios de Pedra Grande, São Miguel do Gostoso e Touros, no Estado do Rio Grande do Norte;
– Elaboração de mapa de carências das atividades turísticas de acordo com amostra pesquisada e produtos ofertados aos turistas, por município;
– Sensibilização e mobilização para pessoas das comunidades dos municípios, acerca do projeto e da atividade turística sustentável, com duração de 4h.
2- Desenho das experiências turísticas sustentáveis:
– Seleção das experiências turísticas sustentáveis a serem trabalhadas;
– Implantação de três experiências piloto;
– Elaboração de material promocional diagramado, em formato digital, com descritivo das experiências e fotos.
3- Seminário de transferências de resultados (disseminação do assunto à comunidade, aos prestadores de serviços e demais atores):
– Realização de um Seminário de transferências de resultados e disseminação do assunto para pessoas das comunidades, prestadores de serviços e demais atores envolvidos, com carga horária de 4h.