Notícias

Turismo 360 inicia projeto no interior do estado de São Paulo

 

O Legado das Águas, o Instituto Votorantim e a Turismo 360 iniciam parceria para o desenvolvimento turístico de destinos no estado de São Paulo. Trata-se do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), que envolve a assistência às prefeituras municipais em áreas como modernização da gestão pública e ordenamento territorial. O planejamento e estruturação do turismo como alternativa para dinamização econômica e desenvolvimento sociocultural é uma das estratégias vinculadas à frente de ordenamento territorial na região do Legado das Águas, no estado de São Paulo.

O Legado das Águas é uma Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável da Votorantim, localizada na região no Vale do Ribeira paulista, entre os municípios de Miracatu, Juquiá e Tapiraí. Trata-se da maior reserva privada de Mata Atlântica do país, que tem no turismo uma possibilidade viável de geração de emprego e renda em consonância à conservação do meio ambiente e à valorização dos saberes e tradições locais, a exemplo de outras áreas protegidas no Brasil e no mundo. O propósito da iniciativa é, portanto, promover a conservação e o desenvolvimento sustentável, a partir da integração entre sociedade, meio ambiente e negócios.

O potencial para o turismo não se restringe, contudo, ao território da reserva: os municípios limítrofes de Miracatu, Juquiá e Tapiraí possuem características físicas, ambientais e histórico- culturais propícias ao incremento da atividade, que podem ser somadas e integradas ao Legado.

A Turismo 360 fez a primeira viagem de reconhecimento ao território na segunda semana de abril de 2018. A empresa será responsável por apoiar os municípios instrumentos, capacitações  e assessorias para implementação dos Planos Municipais de Turismo dos três municipios, elaborados também com apoio do Programa AGP do Instituto Votorantim e Legado das Águas. Ao longo de 2018 contaremos mais novidades deste Projeto!

reunião atores Artesanato Fibra de Bananeira Biguá Tapiraí