Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável de Extrema

CLIENTE
Prefeitura Municipal de Extrema
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2021

Contextualização

O objetivo principal do planejamento estratégico do turismo é o desenvolvimento do setor visando o crescimento ordenado e eficiente da atividade, na medida em que promove a colaboração entre os setores público e privado e estimula a interação entre os diversos atores que compõem sua cadeia. Vale destacar que o desenvolvimento e potencialização do turismo de um destino é provável a partir de um esforço permanente e coletivo, que envolve muito diálogo para definição de estratégias e busca de oportunidades conjuntas, assim como o compartilhamento de responsabilidades. Além disso, a atividade deve ser monitorada e estruturada visando uma distribuição mais justa de seus benefícios e um controle mais sistemático dos seus impactos.

A metodologia adotada para atualização do Plano de Turismo de Extrema terá como foco tornar a comunidade protagonista do processo de planejamento turístico, contribuindo com um olhar genuíno sobre as ações necessárias para o município avançar com o desenvolvimento da atividade. A equipe da Turismo 360 atuará, portanto, com um olhar técnico, mas especialmente, como facilitadores de um processo de construção comunitário.

Para garantir um instrumento que permita orientar caminhos que possam trazer o máximo de benefícios para o território, será realizado um olhar interno – para a oferta turística (atrativos e infraestrutura de apoio ao turista), estrutura de gestão, políticas, instrumentos de planejamento e projetos aderentes; comunidades, conselhos, coletivos, negócios e empresas; bem como um olhar externo – para as tendências de mercado, concorrentes e a demanda turística que se pretende atingir.

Assim, o plano parte de princípios que envolvem um olhar sistêmico, holístico e integrado ao turismo; a participação social, a sustentabilidade, resiliência e competitividade; bem como a geração e transferência de conhecimento para os atores chave envolvidos no processo de desenvolvimento, operação e gestão do turismo local.

Ações realizadas

  • Diagnóstico do destino;
  • Prognóstico e construção de estratégia de desenvolvimento turístico;
  • Capacitação do COMTUR;
  • Capacitação do observatório de turismo de Extrema;
  • Elaboração do Plano.
CLIENTE
Prefeitura Municipal de Extrema
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2021

Localização

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo

ENTRE EM CONTATO