Plano Diretor de Turismo de Vazante

CLIENTE
Nexa Resources e Instituto Votorantim
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2019

Contextualização

Vazante é um município mineiro de cerca de 20 mil habitantes localizado na região noroeste do estado, há cerca de 500 km da capital Belo Horizonte.Em função da produção de minérios, a cidade ficou conhecida nacionalmente como a “Capital do Zinco”, o que gerou alta empregabilidade e fonte de renda.

A potência econômica advinda da mineração tem, entretanto, algumas fragilidades, dentre elas a excessiva dependência da economia local frente a um setor que possui capacidade de produção finita. Por isso, a Nexa Resources – uma das empresas investidas do Grupo Votorantim que possui uma unidade mineradora de zinco no local – vem apoiando o município na estruturação de atividades alternativas para o seu desenvolvimento, entre as quais se destaca o turismo.
Com o apoio do Instituto Votorantim, a Nexa firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vazante para elaboração do Plano Diretor de Turismo. A Turismo 360 foi a empresa parceira na condução do trabalho, que teve como premissas o envolvimento ativo da comunidade e o desenvolvimento sustentável do turismo, estimulando a apropriação do processo de desenvolvimento pelos atores locais, para que eles sejam os verdadeiros protagonistas.

Ações realizadas

  • Realização do inventário e análise da oferta turística, incluindo o potencial para desenvolvimento de segmentos específicos;
  • Realização de pesquisa de demanda;
  • Estudo de mercado especializado em turismo religioso e espeleoturismo;
  • Construção participativa da estratégia de desenvolvimento turístico e ações para o plano, por meio de oficinas específicas;
  • Elaboração do plano e  realização de uma versão resumida e diagramada.

Galeria de imagens

CLIENTE
Nexa Resources e Instituto Votorantim
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2019

Localização

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo