Notícias

Por quê o planejamento turístico é importante?

Por 26 de fevereiro de 2016setembro 26th, 2018Sem comentários

O turismo possui grande importância no cenário mundial e seu impacto sobre a economia, assim como no meio ambiente e sociedade, são bastante significativos.Why Tourism Matters? UNWTO

 

 

 

 

 

 

Para que o turismo aconteça, faz-se necessário um conjunto de serviços, estrutura, atividades, bem como políticas públicas adequadas, capazes de manter a organização e regulação do setor. Ao viajar, um turista utiliza, por exemplo, meio de transporte para chegar a um local; visita atrativos turísticos diversos; necessita de um local para se alimentar e pernoitar; compra artesanatos locais, dentre outros. Todos esses setores necessitam estar em sintonia, de modo a oferecer uma experiência de qualidade aos turistas.

Além disso, a presença de turistas gera impactos no meio ambiente, bem como na cultura e meio social de uma localidade, que podem ser tanto positivos quanto prejudicais.

Planejar é preciso!Aí vem a importância do PLANEJAMENTO TURÍSTICO: trata-se de um exercício de alinhar o trabalho dos diferentes atores ligados ao turismo, de forma a obter um conjunto integrado de ações que contribuam como o desenvolvimento e melhoria dos produtos e serviços turísticos e, consequentemente, melhore a qualidade de vida e serviços prestados à população local. É nesse processo que se estabelecem as diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do setor, considerando um desenvolvimento que respeite os limites do meio natural, contribua com a valorização dos aspectos culturais e sociais e traga benefícios às comunidades, de maneira sustentável.

A Turismo 360 Consultoria acredita que o planejamento é etapa fundamental para o desenvolvimento e estruturação do turismo em uma localidade ou região! A metodologia de trabalho adotada pela empresa é participativa, e busca envolver, integrar e promover a cooperação entre os atores ligados ao turismo para o planejamento conjunto, em prol da sinergia de ações.

Quer construir o plano de turismo de sua cidade ou região? Entre em contato conosco por aqui 😉