Alguns ingredientes como confiança, legitimidade, definição clara de papéis e objetivo comum são necessários para o sucesso de uma parceria. Esses elementos são a base de sustentação da parceria frutífera entre Turismo 360 e o Circuito Veredas, iniciada em 2019, que prevê a cooperação mútua para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região do Circuito Veredas por meio do turismo.

A Turismo 360 acredita no protagonismo local como base para as transformações positivas que o turismo pode trazer para um território. O Circuito Veredas tem 11 anos de atuação, legitimidade e muitos avanços na construção de uma política regional de desenvolvimento turístico. A ideia da parceria foi somar um apoio técnico para o desenho de estratégias e projetos que pudessem transformar, ainda mais, a realidade da região.

No âmbito da parceria a Turismo 360 participou, juntamente com a Teçá Impacto, da construção do Planejamento Estratégico do Circuito Veredas, conduzindo a oficina participativa e dando forma ao relatório final. Ainda em 2019, a empresa aplicou o piloto e construiu com o Circuito o Projeto de Fortalecimento da Competitividade do Setor Privado do Turismo para 05 municípios da região, cujo financiamento foi aprovado pela empresa Vale e está em implementação.

Atualmente, além da implementação conjunta do projeto, as duas instituições estão concretizando também  em formato de projeto, algumas estratégias definidas no planejamento do Circuito Veredas. O presidente do Circuito e Prefeito do Município de Mário Campos, Elson Junior, falou um pouco sobre a parceria: “A Turismo 360 é um grande parceiro que o Circuito Veredas possui de longa data (…) A gente conseguiu encontrar neles a solução técnica que o Circuito Veredas precisava (…) A gente só tem a agradecer e fortalecer essa parceria, que é vitoriosa. A Turismo 360 tem todos os quesitos técnicos e legais para atender qualquer tipo de projeto na área do turismo e tenho certeza de que a partir do projeto piloto nós teremos muitos outros projetos que fará com que o Circuito Veredas avance muito e muito mais. Então meu testemunho é totalmente favorável e satisfatório junto a essa equipe coesa e competente da Turismo 360″.

 

 

Conheça mais sobre as instituições

A Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico do Vale do Paraopeba, conhecida como “Circuito Turístico Veredas do Paraopeba” é uma instância de governança regional que atua há 11 anos, composta por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, naturais, históricas, sociais e econômicas. Trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo organizar o turismo regionalmente, gerando diálogo e projetos com entes públicos e privados. Busca ainda apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região por meio do turismo, integrando a política de regionalização e descentralização adotada pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT/MG). Vale destacar que, apesar de ter início de maneira mais efetiva na década de 90, a política estadual de turismo foi legalmente instituída apenas em 2017 (Lei no 22.765 de 2017). As regiões turísticas mineiras assumem o formato de Circuitos Turísticos: estes são formados por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar, desenvolver e consolidar o turismo nos âmbitos local e regional.

A Turismo 360 é uma empresa de consultoria que acredita no turismo como ferramenta de desenvolvimento e tem o propósito de desenvolver em conjunto com as comunidades locais, o turismo nos destinos de maneira sustentável, fortalecendo o senso de responsabilidade coletiva para melhor apropriação de seus benefícios (econômicos, sociais e ambientais). Criada em 2011, teve atuação em todas as regiões do Brasil e em outros países como México, Argentina e Turquia. Ao longo desse período trabalhou com o poder público, terceiro setor e setor privado. Desde 2018 atua em projetos de responsabilidade social de grandes corporações relacionados ao planejamento e desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis, como forma de criar alternativas de trabalho e renda para as comunidades locais. 

 

Envie sua mensagem