Notícias

Atuação social do Legado das Águas: Encontro de COMTURs é realizado na cidade de Tapiraí

Por 23 de agosto de 2018 Sem comentários

Na última segunda-feira (20), foi realizado o “Encontro de Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs)” das cidades de Tapiraí, Miracatu e Juquiá, uma ação prevista no Plano de Turismo Integrado e Regional (PTIR) da região. A organização do encontro contou com o apoio da Turismo 360, no âmbito do projeto em parceria com o Legado das Águas e o Instituto Votorantim.

O evento contou com a presença de empresários do turismo, gestores públicos e sociedade civil, bem como de representantes dos conselhos das três cidades, onde cada um teve um espaço para apresentação das ações e conquistas de cada COMTUR, bem como dos principais desafios a serem superados. Representantes de outras cidades da região também estiveram presentes.

O destaque foi a palestra do Sr. José Fernandes Franco, empreendedor de turismo da cidade de Socorro que, além de ter sido um dos fundadores do COMTUR local, dirige a consolidada Rede dos Sonhos – um complexo de três hotéis-fazenda referência nas atividades de ecoturismo, aventura e rural. Sua palestra abordou a atuação do COMTUR da cidade, que se destaca pela  organização e protagonismo, se configurando como um colegiado que de fato contribui com a significativa evolução do destino de Socorro.

Na palestra, foram apresentadas questões fundamentais para o desenvolvimento de um destino turístico, tais como o valor da articulação entre os diversos setores da sociedade, a importância da colaboração entre os empresários, o papel e a força do COMTUR, a necessidade de buscar diferenciais competitivos para a região, dentre outros fatores.

O objetivo principal do encontro foi estimular a troca de experiências entre os Conselhos, bem como possibilitar o entendimento sobre a atuação e a contribuição de um COMTUR para estruturação e desenvolvimento de um destino. O caminho percorrido por Socorro serviu como  inspiração para os empreendedores e gestores das cidades da região do Legado das Águas, visto que o segmento de turismo de aventura e natureza está em franco crescimento e apresenta boas oportunidade para o desenvolvimento regional.

O encontro realizado com o Sr. José Fernandes Franco, percursor do turismo na cidade de Socorro, foi inspirador e motivador” relatou Leandro Mazera, presidente do COMTUR Juquiá.

“Foi de extrema importância o evento não só pelo fato de se começar a fazer algo em conjunto entre os três COMTURs, como pela troca de conhecimentos e pela apresentação esclarecedora sobre o desenvolvimento turístico de uma localidade” disse Jeffer de Oliveira, presidente COMTUR Tapiraí.

“Foi extremamente enriquecedor compartilharmos experiências e ideias para que os conselhos tenham sucesso em suas ações e parcerias com os demais órgãos envolvidos” contou Adriano Pereira dos Santos, entusiasta do turismo de Miracatu e estudante de guia de turismo “Em caráter de conhecimento, sem dúvidas foi muito eficaz e atingiu as nossas necessidades com relação ao fortalecimento e crescimento do conselho e parceiros”.

Encontro de COMTURs

Encontro de COMTURs - Simone/Legado das Águas

Encontro de COMTURs