Notícias

1º Ciclo de Capacitação de Gestão Pública em Turismo no Vale do Ribeira – SP

 

Como já publicamos anteriormente, a Turismo 360 firmou uma parceria com o Instituto Votorantim e o Legado das Águas em 2018 para implantação do PTIR – Plano de Turismo Integrado e Regional dos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, localizados no Vale do Ribeira em São Paulo.

Uma das etapas do projeto foi “1º Ciclo de Capacitação de Gestão Pública em Turismo” onde foram ministrados quatro cursos na região durante o mês de junho.

A abertura do ciclo foi em Miracatu no dia 11 de junho com o tema “Entendendo as principais legislações do turismo: Política Nacional e Estadual”, com Isabela Sette. O intuito foi conscientizar os participantes sobre as políticas e órgãos do turismo em âmbito nacional e estadual e discutir as principais legislações.

Nos dias 20 e 21 de junho em Miracatu e Juquiá, respectivamente, a consultora Luana Oliveira conduziu o “Curso de Indicadores e Monitoramento do Turismo” sobre a relevância das ferramentas de pesquisa de oferta e demanda turística para o desenvolvimento da econômica local e seus atores.

O terceiro encontro ocorreu no dia 25 de junho em Juquiá com Rafael Araújo, diretor executivo da Árvore Gestão de Relacionamentos, parceira da Turismo 360. Este, denominado “Seminário de Comunicação para Captação de Recursos” abordou os principais instrumentos de comunicação a serem utilizados com patrocinadores, fundos de investimento e demais fontes de financiamento. Tratou ainda sobre a eficiência de uma gestão de relacionamento para captação de recursos em projetos municiais e regionais.

A última temática do ciclo foi o “Curso de Elaboração de Projetos em Turismo“ ministrado por Marcela Pimenta no dia 26 de junho em Miracatu e em Juquiá, com uma abordagem sobre as melhores estruturas na concepção de um projeto e os desafios ao propor uma ideia.

Após o sucesso dessa primeira fase, continuaremos acompanhando o desenvolvimento regional com novas atividades do projeto que faz parte da atuação social do Legado das Águas e busca ampliar a competividade turística dos três destinos citados.

Curso de Legislações em Miracatu

Curso de Indicadores em JuquiáCurso de Indicadores em MiracatuSeminário de Comunicação para Captação de Recursos 1Curso de Projetos em JuquiáCurso de Projetos em MIracatu