Notícias

Visita de preparação do FAMTOUR na região do Legado das Águas

Por 6 de setembro de 2018 Sem comentários

A visita à maior reserva privada de mata atlântica do país, o Legado das Águas – Reservas Votorantim, parceiro da Turismo 360, marcou o encerramento da etapa de preparação do FAMTOUR (viagem de familiarização), que ocorrerá no final do mês de setembro. A ação foi realizada pela equipe da Turismo 360 e pela consultora Marianne Costa, parceria da Vivejar, operadora de turismo de base comunitária.

Tal atividade compõe o programa de ações do Plano de Turismo Integrado e Regional (PTIR) da região, executado em parceria com o Legado das Águas, o Instituto Votorantim e as Prefeituras e empresários de Miracatu, Juquiá e Tapiraí. O principal objetivo é apresentar o potencial e atividades turísticas na reserva e nos municípios do entorno.

A região, cercada por Mata Atlântica é rica em biodiversidade e oferece possibilidades de  atividades na natureza, tais como trilhas, caiaque, cachoeiras, birdwatching, dentre outros, além do patrimônio sociocultural – principalmente ligado ao artesanato e gastronomia, com insumos locais.

“A região realmente possui um potencial enorme para o turismo de natureza e de experiência, principalmente pela proximidade com o maior polo emissor de turistas do Brasil (a capital São Paulo). Ter o Legado das Águas como parceiro e atrativo estrela, só ampliar as chances de desenvolvimento. Os empresários precisam agarrar essa oportunidade de desenvolver seus produtos e finalmente ter no turismo uma alternativa de geração de renda e preservação” contou a consultora Marianne Costa

Outro passo importante que ação de visita propiciou, foi a familiarização com os atrativos potenciais e empresários dos três municípios, ampliando a visão e oportunidades até mesmo para a equipe de locais que participaram da visita de preparação.

“Estou amando participar desse processo de reconhecimento das nossas atrações turísticas. Muito se falou sobre o potencial turístico da nossa região, mas agora estamos vivendo essa realidade” relatou Magali Ratti que é Diretoria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Miracatu. “Vivo aqui desde que nasci e visitei lugares que nunca tinha ido. Cachoeiras, mata atlântica, serras, cultura indígena, artesanato de primeira qualidade, boa comida, banana, palmito; o turista que vier nos visitar vai encontrar tudo isso e muito mais! ”

Trilha no Legado das Águas

Caiaque no Legado das Águas

Rapel em JuquiáCachoeira em Miracatu Artesanato com fibra de bananeira Gastronomia local