Nosso Propósito

Desenvolver em conjunto com as comunidades locais, o turismo nos destinos de maneira sustentável, fortalecendo o senso de responsabilidade coletiva para melhor apropriação de seus benefícios (econômicos, sociais e ambientais)

Com o que somos apaixonados?

  • Com o brilho no olho dos envolvidos nos projetos;

  • Por construir relações de confiança;

  • Por gerar/ampliar protagonismo nos territórios onde trabalhamos;

  • Por ver mudanças positivas;

  • Por gerar conexões entre a comunidade local.

  • Por disseminar conhecimento.

Quem somos

Marcela Pimenta

Líder de Estratégia

Mestre em Gestão Turística com foco em turismo sustentável pela Universitat de Les Illes Balears - Espanha. É Sócia e Diretora da Turismo 360 e International Liasion Officer da UNWTO Academy no Brasil. Coordenou 04 cursos internacionais da Organização Mundial do Turismo e cerca de 20 projetos de desenvolvimento territorial. Tem experiência em gestão e implementação de projetos, planejamento e inclusão produtiva em destinos turísticos.

Mauro Coutinho

Líder de Projetos

Bacharel em turismo pela PUC-MG, possui Máster em Planejamento Turístico com foco em Desenvolvimento Sustentável pela Universitat de Les Illes Balears - Espanha. Trabalhou em projetos de desenvolvimento turístico internacionais em conjunto com a Organização Mundial do Turismo - OMT e atuou em todas as regiões do Brasil na formação de instâncias de governança municipais e no desenvolvimento de planos estratégicos participativos. Tem experiência em articulação institucional, gestão de projetos e desenvolvimento de planos de desenvolvimento territorial e é conteudista do Caderno Virtual de Turismo.

Isabela Sette

Líder de Operações

Mestre em turismo pela USP, possui especializações também nas áreas de gestão pública e desenvolvimento sustentável. Foi diretora na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR/MG) e integrou a equipe de consultores da Fundação Getulio Vargas no Índice de Competitividade Turística, em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, atuando em diversas regiões do país. Possui experiência em projetos de planejamento, estruturação e competitividade turística, bem como no fortalecimento da governança.

Nayane Maia

Coordenadora de Atividades

Especialista em Gestão Pública pela UEMG e graduada em Turismo pela UFMG. Foi Analista de Turismo na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, atuando nas áreas de Planejamento das Políticas Públicas e Gastronomia e Marketing. Atuou diretamente na implementação de políticas como: Regionalização do Turismo, ICMS Turístico, reestruturação e sistematização do inventário turístico, criação do Mapa Gastronômico de Minas Gerais, Programa +Gastronomia, dentre outros.

Jannyne Barbosa

Líder de Projetos

Alagoana, formada em administração com ênfase em Marketing, iniciou seu trabalho em marketing turístico atuando na gestão pública da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas. Trabalhou como gerente do Programa de Promoção e Comercialização Nacional e Internacional do segmento de aventura pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, esta oportunidade permitiu mergulhar na gestão de projetos de desenvolvimento local. Realizou a coordenação técnica dos Projetos de Dinamização do Turismo no Baixo São Francisco e Maceió Inclusiva através de economia circular financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e implementado pelo IABS. Retornou a gestão pública como secretária adjunta da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió gerenciando projetos de estruturação do destino e posicionamento de Maceió no mercado nacional, principalmente através da implementação do programa de marketing digital da SEMTUR. Diretora Executiva da Beeva, instituto que fomenta a consolidação da Apicultura no Brasil. Sócia da Turismo 360, onde une forças junto aos seus parceiros de trabalho para a implementação de projetos de excelência na gestão do setor público e privado do Turismo.

Nossos clientes

Conheço a Marcela e Mauro desde 2007 quando estudavam um Master em Gestão Turística Sustentável na Universidade das Ilhas Baleares. Eles colaboraram com a UNWTO Academy em diversos momentos, seja nos programas de voluntários da Argentina, Uruguai e Brasil, na coordenação acadêmica de cursos na América Latina e auditorias da UNWTO Quest de Gestão de Destinos. São muito dedicas e temos uma boa relação de confiança.

Omar ValdezDiretor Executivo da UNWTO Academy

Turismo 360 Consultoria, entrou na vida do município de Araras para auxiliar na construção do Plano Diretor de Turismo. Isso aconteceu no período de junho à novembro de 2015.
A forma como ela atuou, fez toda diferença pois cada membro teve o direito de participar ativamente do processo, pontuando os seus sonhos, ideias o seu valor.

Foram seis meses de pura "magia" onde a transformação aconteceu de dentro para fora onde o crescimento pessoal e profissional fez crescer o comprometimento, união do Conselho tornando-se uma grande família.

Obrigada Turismo 360 Consultoria pois tive o privilégio de contar um pouquinho da nossa história.

Ana DeguchiEx Coordenadora de Turismo da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda de Araras

O que mais me chamou atenção na metodologia de trabalho da Turismo 360 foi o protagonismo que eles deram aos envolvidos na construção do plano. Eles ponderavam técnicamente, traziam experiência de outros destinos, mas acima de tudo escutavam os empresários e demais atores. Isso foi muito importante! O plano refletiu o pensamento coletivo das lideranças de Camanducaia e Monte Verde e tem sido muito útil no desenvolvimento das ações do destino.

Bruno RosaEx Secretário de Turismo de Camanducaia

Conheci a Isabela quando ela trabalhava na Secretaria de Turismo de Minas Gerais, em 2008. Após esse convívio, convidei-a a trabalhar na Fundação Getúlio Vargas, quando pude comprovar a qualidade do seu trabalho e sua capacidade de entrega. Considero Isabela uma profissional capaz de conciliar a experiência prática com sua formação acadêmica avançada

Luiz Gustavo Medeiros BarbosaCoordenador de Projetos da FGV

Mais uma vez obrigado pelo apoio que estão nos dando. Fiquei muito confiante com tudo que falamos. Você estão sendo os melhores parceiro que a Pontos e Contos podia ter nesse momento.

Francisca LessaPontos e Contos - Penedo - Alagoas

Com as dicas que recebemos pelo projeto, criamos facebook, instagram começamos a utilizar a máquina de cartão de crédito, buscamos novas parcerias com lojas e designers e aumentamos nossas vendas em cerca de 200%

Leia AlvesBanarte - Miracatu - São Paulo

O projeto tem sido fundamental para aperfeiçoar o nosso planejamento, visão estratégica e de mercado, por meio de informações e orientações essenciais na busca por parcerias, qualidade, atendimento diferenciado e, consequentemente, fortalecimento no mercado

Rose CordeiroRancho Sertanejo - Juquiá - São Paulo

Agradeço à turismo 360 pelo trabalho belíssimo que fizeram, a parceria aqui no Beira Rio. Agradeço ricamente a vocês pelo trabalho que prestaram

TerezinhaHotel Três Irmãos -São Gonçalo do Abaeté - Minas Gerais

O que mais me chamou atenção na metodologia de trabalho da Turismo 360 foi o protagonismo que eles deram aos envolvidos na construção do plano.Eles ponderavam tecnicamente, traziam experiência de outros destinos, mas acima de tudo escutavam os empresários e demais atores. Isso foi muito importante!” O plano refletiu o pensamento coletivo das lideranças de Camanducaia e Monte Verde e tem sido muito útil no desenvolvimento das ações do destino

Bruno RosaEx-secretário de Turismo de Camanducaia

Sustentabilidade e Responsabilidade social

Criamos o Turismo Spot

Criamos o Turismo Spot um portal de conteúdo técnico em turismo criado para compartilhar matérias sobre o tema, histórias, boas práticas no Brasil e no mundo, dicas e opiniões de especialistas e materiais para download.
Essa ideia surgiu da nossa vontade de compartilhar experiências em diversos projetos do setor. Acreditamos que isso pode contribuir com o fortalecimento da atividade turística no Brasil.

Compensação de CO2

Realizamos o inventário de emissão de CO2 das nossas viagens e reverteremos o valor do plantio de 260 árvores para apoio a associações locais e negócios turísticos de território onde atuamos.

10,7% do faturamento aplicado em compras locais nos territórios trabalhados*

Veja como podemos ajudar a estruturar o turismo ou tornar seu destino mais competitivo